Marcadores moleculares para estudos da resistência de ovinos aos endoparasitas
O candidato deve ter doutorado em Genética e Melhoramento Animal ou áreas afins, com experiência em Genômica Animal. Ele deverá desenvolver um projeto de pesquisa relacionado ao tema, auxiliar na orientação e coorientação de alunos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem à transferência de tecnologia e conhecimento.
A pesquisadora responsável pelo projeto temático da FAPESP, Cláudia Cristina Paro de Paz, destaca a relevância dos marcadores moleculares como essencial para o conhecimento dos aspectos biológicos relacionados com os mecanismos de resistência e/ou susceptibilidade dos ovinos aos endoparasitas. “As pesquisas visam ampliar o conhecimento [ainda muito escasso] da seleção genômica para características de resistência aos endoparasitas em ovinos de corte, um grande problema para o sistema de produção de carne ovina, tornando possível a implantação da seleção genômica no programa de avaliação genética de ovinos Santa Inês, diminuindo as perdas econômicas e problemas ambientais nos sistemas de produção de carne ovina.”
Os sistemas de produção de carne de pequenos ruminantes, conforme explica a pesquisadora, sofrem perdas econômicas causadas pela verminose gastrintestinal, “que leva à anemia, altas taxas de mortalidade em animais jovens, diminuição do crescimento, perda de peso, baixa conversão alimentar e anemia crônica nos adultos”.
“Atualmente, a principal forma de controle da verminose nestes animais é o uso de anti-helmínticos, que se utilizado indiscriminadamente, acarreta problemas ambientais”, ressalta Cláudia.
Requisitos e inscrições
Os candidatos devem possuir título de Doutor obtido há, no máximo, quatro anos, no país ou no exterior, e experiência e motivação para desenvolver projeto de pesquisa que se enquadre no tema.
A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Doutorado em Genética e Melhoramento Animal ou áreas afins; Experiência comprovada em: Genômica Animal, Genética Quantitativa e Análise de dados genômicos; Habilidade de trabalhar de forma independentemente e em colaboração em um grupo de pesquisa multidisciplinar; Conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação.
O currículo dos candidatos, com experiência comprovada nos tópicos descritos e a proposta de pesquisa apresentada, são elementos-chave no processo de seleção. A súmula curricular nos modelos da FAPESP estão no site www.fapesp.br/en/6351.
Os documentos deverão ser enviados eletronicamente, em um único PDF, para a comissão avaliadora, pelo e-mail [email protected], com o título “Pós-Doutorado”. Qualquer dúvida ou esclarecimento sobre o referido edital, entrar em contato com a pesquisadora responsável.
O candidato receberá um e-mail informando se foi pré-selecionado até 15 de abril de 2021 e a decisão final será postada em www.iz.sp.gov.br pela comissão avaliadora.
Mais informações sobre a bolsa são encontradas em www.fapesp.br/oportunidades/4127