Criador do Pará conseguiu definir novas estratégias para a reprodução do seu rebanho Nelore graças aos dados oferecidos pela solução da empresa.
A capacidade de se identificar as melhores matrizes para a reposição é um dos primeiros passos para assegurar o melhoramento genético, geração após geração. A escolha das fêmeas de maior valor genético garante a multiplicação da melhor genética, passando as características de maior valor econômico para a sua progênie.
É esse o objetivo que o ZPlan 2.0 ajuda a cumprir. O produtor Osires Pereira, proprietário da Fazenda São José, em Brejo Grande do Araguaia (PA), já comemorava bons resultados antes da atualização do programa para a sua versão 2.0. Agora, no entanto, o ZPlan está permitindo traçar novas estratégias para a propriedade, potencializando os seus ganhos genéticos e produtivos.
O criador de gado Nelore já conta com 30 anos de experiência. Em 2011, Osires tornou-se cliente ABS e, em 2015, começou a usar o ZPlan, por indicação do técnico Reinaldo Carvalho. De acordo com Reinaldo, os resultados vêm sendo nada menos que estrondosos.
“Antes do ZPlan, registrávamos pesos ao desmame aos 8 meses de 180-190 kg para os machos e 160 para as fêmeas. Agora, ao final dos mesmos 8 meses, as fêmeas estão pesando 210 a 220 kg e os machos chegam a 230. Somado esses resultados a todo o trabalho no sentido da pressão de seleção, o mapeamento que o ZPlan nos ajuda a fazer é muito importante”, explica.
Particularmente, merece destaque a versão atualizada do ZPlan: o ZPlan 2.0, que oferece ainda mais funcionalidades que a solução original da ABS. Além de permitir o controle da consanguinidade, é possível, ainda, criar um índice personalizado de cada propriedade, de acordo com as necessidades e objetivos do cliente.
A partir desse índice, as matrizes do rebanho são ranqueadas por categorias: Elite, Superior, Regular e Inferior.
No caso da Fazenda São José, a estratégia adotada é simples: executar a reposição das fêmeas utilizando apenas as matrizes da categoria Elite, identificadas por meio do ZPlan. “Já a partir da próxima geração, a ideia é começarmos a utilizar, também, a genética sexada Sexcel, para aperfeiçoar esse processo de reposição”, destaca Reinaldo.
Recentemente, a eficácia do programa na identificação dos melhores animais foi comprovada. “Dentro de um lote de bezerras, um dos animais foi destaque pelas suas características morfológicas. De acordo com o ZPlan, tanto a mãe quanto a avó dessa bezerra foram classificadas como Elite, o que explica essa superioridade. Quando essa bezerra crescer, certamente ela será a terceira geração com classificação Elite”, exemplifica.
Ainda de acordo com o técnico ABS, o ZPlan 2.0 é uma ferramenta que oferece clareza e objetividade em relação à composição de cada rebanho, podendo ser utilizada em qualquer plantel, seja de corte ou PO. “Graças a esse mapeamento, é possível decidir sobre qual a melhor estratégia que deve ser adotada para garantir o melhoramento genético, seja o sêmen convencional ou sexado, ou mesmo a transferência de embriões, além do correto direcionamento para o cruzamento industrial, a partir do índice econômico ABS XBlack”, diz.
Para Osires e a equipe da sua fazenda, o ZPlan foi a chave encontrada para facilitar a seleção e a mensuração dos resultados, ajudando a prosseguir a reprodução dos animais de acordo com as características produtivas e raciais desejadas.