Como reconhecimento aos 50 anos da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC), a Assembleia Legislativa do Estado (ALESC) concedeu moção à entidade, lida e aprovada pelo Plenário da Casa. A homenagem ocorreu durante a sessão parlamentar do dia 26 de agosto, na semana em que a OCESC comemorou aniversário, e foi uma proposta do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Moacir Sopelsa.
Além de parabenizar a OCESC e reconhecer o seu papel como entidade representativa do cooperativismo, a moção enaltece os cooperados, colaboradores e dirigentes das cooperativas pelas atividades, que ajudam a contribuir para o desenvolvimento do Estado Catarinense. A homenagem, endereçada ao presidente da OCESC, Luiz Vicente Suzin, também menciona e reconhece o sistema cooperativista como uma das formas mais modernas e justas de trabalho.
“As cooperativas são símbolo de progresso e riqueza (…), contribuem na geração de empregos e na distribuição de renda. Em Santa Catarina, mais de 3 milhões de catarinenses são associados de alguma cooperativa, trazendo um resultado social e econômico relevante que, ao fim, impacta na qualidade de vida das pessoas”, destaca o texto da moção.