Empresas de mais de 20 segmentos do agro foram reconhecidas com base em seus resultados financeiros e iniciativas de sustentabilidade. São Salvador Alimentos foi destaque no segmento de Aves e Ovos
A Aurora Coop foi eleita a Campeã das Campeãs no 17º Prêmio Melhores do Agronegócio, entregue esta terça-feira (30/11) pela Revista Globo Rural. A empresa também foi escolhida como a melhor na categoria cooperativas, entre os mais de 20 segmentos do agro que foram avaliados.
“É uma honra, não esperávamos. Estamos muito felizes. O cooperativismo transforma as pessoas, transforma as empresas. Somos uma empresa que transforma vidas, muita satisfação ganhar esse prêmio. Agradeço a todos vocês”, disse Ricardo Chueiri de Souza, gerente de marketing da Aurora Coop.
O prêmio foi anunciado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que é embaixador do cooperativismo. “É uma alegria participar desse momento, dessa premiação”, disse ele. “Cooperativa é uma empresa, mas baseada em valores e princípios universalmente aceitos em todos os países do mundo”, afirmou, citando que, atualmente, há mais de 1 bilhão de pessoas no mundo diretamente ligadas ao sistema cooperativista. Ele disse ainda que as cooperativas respondem por 54% da originação agrícola no Brasil.
O prêmio Melhores do Agronegócio é referência no Brasil e conta com a parceria da Serasa Experian, responsável pela pesquisa e metodologia de avaliação das empresas. A avaliação leva em consideração os índices financeiros das empresas no ano, tais como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, que possuem um peso de 70%, e itens relacionados à responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30% na nota final.
Em 2020, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam aos questionários. Um dos grandes destaques deste ano é o faturamento líquido das 500 maiores companhias participantes da pesquisa. Pela primeira vez, a cifra superou R$ 1 trilhão, 18% acima do resultado obtido no ano anterior.
“A evolução desse valor mostra, mais uma vez, a força e a capacidade do setor para se adaptar, inovar, e sobretudo, resistir à mais inesperada crise que o mundo viveu neste século. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, com isolamento social e paralisação do comércio, a cadeia produtiva manteve-se firme, produtiva, criou novos protocolos, garantiu o abastecimento interno e ainda aumentou significativamente as vendas de diversos produtos para os mercados mais exigentes”, resume Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Globo Rural.
Entre as mais de duas dezenas de empresas premiadas, a São Salvador Alimentos, com sede em Itaboraí, Goiás, foi o destaque do segmento Aves e Ovos.