A inserção da Minerva Foods no ICO2 demonstra o comprometimento com a transparência de suas emissões e como empresa está se preparando para uma economia de baixo carbono. Nos últimos anos, considerando todas as suas plantas na América do Sul, a Minerva Foods zerou as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no escopo 2 — proveniente da aquisição de energia elétrica consumida — em 100% de suas operações, além de promover a remoção de mais de 38 mil toneladas de CO2 da atmosfera por meio do plantio de árvores.
Em 2021, a Companhia ainda conquistou o Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol, reconhecimento máximo da ferramenta utilizada para qualificar e gerenciar emissões. O selo é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões de GEE verificadas por empresas especializadas, como no caso da KPMG, que realizou a auditoria da Minerva Foods.
A nova carteira vigorará de 03 de janeiro de 2021 a 29 de abril de 2022 e reúne ações de 63 empresas de 23 setores. Criado em 2010, o ICO2 é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na B3, com o propósito de ser um instrumento indutor das discussões sobre mudança do clima no Brasil. O índice é composto por ações das companhias participantes do índice IBrX100, que adotam práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa. O objetivo é incentivar as empresas a aferir, divulgar e monitorar suas emissões de gases de efeito estufa.