A pesquisa constatou que o índice de satisfação dos colaboradores da VetBR atingiu 87 pontos numa escala que vai de 0 a 100 — patamar próximo do conquistado pelas empresas que aparecem no ranking de 2021 (90 pontos) e bem superior ao mínimo necessário para a concessão do selo GPTW (70 pontos). Foram ouvidos, anonimamente, cerca de 400 funcionários da VetBR. Eles responderam a questões formuladas conforme parâmetros como credibilidade e respeito na relação dos colaboradores com seus gestores, imparcialidade na mensuração da eficácia das práticas e políticas de gestão de pessoas da empresa, orgulho dos colaboradores em trabalhar na organização e camaradagem nas relações entre colegas de trabalho.
Amparada por uma abordagem de gestão de pessoas que prioriza a valorização dos colaboradores sem deixar de lado métricas de incentivo e de desempenho, nos últimos anos a VetBR implementou e desenvolveu políticas de cargos e salários, ofereceu treinamentos pertinentes às funções, reforçou ações voltadas à ética e ao respeito, criou um canal seguro de comunicação interna para ouvir queixas e sugestões de colaboradores e estruturou comitês de ética, gestão, ESG e pessoas. Para além desses pontos, a VetBR faz questão de contar com funcionários contratados pelo regime CLT, uma prática pouco comum entre distribuidoras.
“Nossas premissas de gestão de pessoas, baseadas em uma valorização dos colaboradores e alinhada com a estratégia e os objetivos do negócio, são fundamentais, especialmente neste momento de expansão das operações. Queremos atrair, aprimorar e reter talentos”, destaca o CEO da VetBR, Antonio Fontes. “O selo GPTW indica que estamos na direção certa”, acrescenta.
Como define o gerente de Gente e Gestão da VetBR, Eliezer Barros, a certificação GPTW bem traduz a satisfação dos colaboradores, num movimento que reforça a reputação da empresa como marca empregadora. “Com isso podemos, cada vez mais, atrair profissionais qualificados e engajar nossos colaboradores”, completa, lembrando que na linha de frente do time comercial, a VetBR aposta na presença de especialistas como zootecnistas e veterinários como diferencial de atendimento.