A Prodap, empresa mineira de soluções para maximizar os resultados das fazendas de pecuária de corte, leite e fábricas de ração, obteve seu melhor resultado em 2021, com crescimento de 51% e R$ 130 milhões de faturamento. Para 2022, a companhia projeta alcançar um novo recorde, com um aumento de 52%, faturamento próximo aos R$ 200 milhões e continuamente nos próximos anos.
De acordo com Leonardo Sá, CEO da Prodap, o resultado está ligado ao fato de o setor de agro no País ter um futuro bastante otimista não só para 2022. “Historicamente, o Brasil tem uma vantagem competitiva. A demanda dos produtos ligados à alimentação é linear e o que temos visto agora é uma retomada forte de exportação, principalmente no mercado da carne, refletindo no nosso negócio de forma positiva. Estamos falando do mercado da pecuária, que é de R$ 19 bilhões. Com isso, temos espaço para crescer e a expectativa é promissora para chegarmos nos R$ 200 milhões de faturamento neste ano”, ressalta o executivo.
Tecnologia para uma trajetória ascendente
A partir de 2017, a Prodap percebeu a importância de iniciar uma transformação digital e a necessidade de incorporar ainda mais a tecnologia como forma de melhorar e transformar os resultados dos clientes.
Atualmente, a empresa conta com um catálogo variado de softwares de gestão: Prodap views, Prodap smart, Prodap smartmilk e Prodap fabs, além de adotar uma metodologia que combina consultoria, nutrição e tecnologia, um pacote de gestão personalizado para atender às necessidades dos clientes.
Pensando na evolução constante do setor, a Prodap também desenvolveu a Lore, inteligência artificial que já está sendo utilizada em 46 fazendas-piloto de clientes da empresa.
“A ideia companhia nesse cenário foi iluminar as fazendas com todas as tecnologias possíveis e conseguir ter uma representação virtual do que está acontecendo no mundo real, usando conceitos como o Digital Twin dentro do campo para otimizar e acelerar os negócios”, comenta o CEO da Prodap.
E os resultados chegaram. De 2017 a 2021 a Prodap cresceu em mais 430% o faturamento, passando de R$ 30 milhões em 2017 para R$ 130 milhões em 2021. Além disso, de 97 colaboradores em 2017, a Prodap atingiu a marca de 330 colaboradores no ano passado.
Também em 2021, a companhia realizou a sua primeira aquisição – o A3Pecuária, software destinado ao gerenciamento de rebanhos, que passa a se chamar Prodap smart, e conta com mais de 100 clientes e 250 fazendas. O objetivo foi ter uma solução sob medida com foco no mercado de pequenas fazendas, mas atendendo também médias propriedades, com um produto de simples implementação, e o mesmo critério de qualidade e experiência do cliente que a Prodap acumulou ao longo de 40 anos de história.
“Com 5,5 mil fazendas cadastradas em nossas plataformas, somos líderes na área de softwares para gerenciamento de rebanhos, nas cadeias de corte e de leite, e esperamos acelerar ainda mais nosso crescimento, atendendo diversos tamanhos de clientes com o desejo de aplicar cada vez mais tecnologia para transformar as suas histórias”, finaliza Sá.