O VBP segue mostrando movimento anual distinto entre lavoura e pecuária. A lavoura aponta incremento de 8,8% sobre o valor atingido no ano passado, tendo como base valores deflacionados pelo IGP-DI da Fundação Getulio Vargas em fevereiro de 2022. O VBP apontado para a pecuária mostra retração anual de 9,1%, contribuindo para que o índice de crescimento na agropecuária atinja incremento anual de apenas 3,1%. O VBP do boi, por sua vez, mostra retração anual de 2,2%.
Os produtos da pecuária representam 28% da agropecuaria, perdendo espaço no decorrer do tempo, visto que em 2002 equivaliam a 29,4% do total e elevaram essa participação para 33% em 2012.
Nessa mesma base de comparação, o Valor Bruto da Produção Bovina representava 45,2% do total da pecuária em 2002, perdeu participação atingindo apenas 39% do total em 2012 e, agora, volta a atingir participação de 45%, se recuperando na última década.
A pecuária de corte permanece destacada no decorrer do tempo com o maior VBP entre os apontados no levantamento da pecuária, vindo a seguir, pela ordem, frango, pecuária leiteira, suínos e ovos.