A 5ª Feira Regional Agropecuária (Feragro 2022) está pronta para retornar às atividades. Será nos dias 7 e 8 de abril, no Parque de Exposições de Capelinha, Vale do Jequitinhonha. A realização é da Emater-MG, prefeitura municipal e Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Capelinha (Aciac), com o apoio de várias instituições regionais. Considerado o maior evento da agricultura familiar e do agronegócio do Nordeste de Minas Gerais, a feira está de volta dois anos após o começo da pandemia da Covid-19, que suspendeu a participação presencial para evitar a disseminação da doença.
Para esse ano, a organização aposta em novidades como o funcionamento de um mini-latícinio, um espaço de gastronomia e outro de criatividade rural, além de uma programação recheada de opções direcionadas ao público visitante. A estimativa é que a feira atraia cerca de 5 mil pessoas e movimente um volume de negócios em torno de R$ 10 milhões.
Consolidada como um espaço para busca de novas tecnologias e realização de negócios, dada a diversificação de produtos e serviços ofertados em nos seus estandes, a Feragro gerou R$ 17 milhões em negócios, nas edições de 2018 e 2019 e prospectou outros tantos milhões de reais no pós-feira.
O gerente regional da Emater-MG em Capelinha, Valmar Gonçalves, explica que a feira foi organizada para atender diversos públicos, tais como o agricultor familiar, o médio e o grande produtor, além de estudantes, extensionistas, pesquisadores, parceiros e empresas ligadas ao setor agropecuário. “Mas o agricultor familiar ele tem uma parcela muito forte de comercialização e participação nos eventos dentro da Feragro. Inclusive em torno de 60% dos negócios que acontecem em eventos da feira é para a agricultura familiar”, explicou.
Por isso, ainda segundo Valmar Gonçalves, os agentes financeiros já estão trabalhando no pré-cadastro dos produtores interessados em fazer aquisições de equipamentos, máquinas e insumos. “Os agentes financeiros terão a disponibilidades de recursos, tanto recursos próprios como do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e outras linhas de crédito. Esse ano, vão partiicpar dentro da Feragro, o Sicoob, Banco Nordeste e Banco do Brasil. Nós da Emater vamos levar demandas e elaborar projetos de crédito rural na Feragro. Teremos um mix de eventos com novidades”, afirmou.
Programação e novidades
Além das tendências e novidades no ramo de máquinas, equipamentos e insumos agropecuários, a 5ª Feragro vai apresentar palestras, workshops, seminário, Encontro de Jovens Rurais e Encontro de Produtores de Cafés Especiais da Chapada de Minas, feiras de touros e fêmeas do Pró-Genética e Feira de Produtos da Agricultura Familiar e Artesanato. A agenda inclui, ainda, visitação aos estandes, rodada de negócios com empresas e agentes financeiros, além de demonstração técnica de máquinas , equipamentos e plantão técnico da Emater-MG e da Epamig para tirar eventuais dúvidas do público visitante. Está previsto também o Lançamento da Operação Safra Segura de 2022, que é uma parceria da Emater-MG com a Polícia Militar para garantir segurança no campo, com a Patrulha Rural, durante a colheita de café.
Pela primeira vez, o mini-laticínio Via Láctea da Epamig vai marcar presença no evento. Em um recinto de vidro, uma equipe da empresa de pesquisa mostrará ao vivo para os visitantes a produção de queijo, iogurte e bebida láctea. Outra novidade da edição deste ano é o Espaço Criatividade Rural com exibição de algumas invenções de agricultores da região de Capelinha, inscritas no Prêmio Criatividade Rural da Emater-MG de 2021.O outro destaque da 5ª Feragro é o Espaço de Gastronomia, com apresentação de Cozinha Show por agricultores familiares da região e a participação do chef Edson Puiati, coordenador da Frente da Gastronomia Mineira.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas nos escritórios dos municípios da Regional Emater-MG de Capelinha e no próprio local do evento, a partir da 8h30 nos dias 7 e 8 de abril. Já a programação pode ser acessada pelo site www.feragrocapelinha.com.br .