Pelo segundo ano consecutivo, a Marfrig integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). A integração na carteira — referência em práticas ESG — foi anunciada pela B3, a bolsa de valores do país. O ISE é uma ferramenta de análise comparativa da performance das empresas de capital aberto, sob o aspecto das práticas de governança ambiental, social e corporativa. A Marfrig passou a fazer parte do indicador de desempenho em dezembro de 2020.
“Manter a nossa posição em um índice tão representativo como o ISE revela que os nossos esforços são efetivos e trazem resultados para todos os nossos stakeholders”, afirma Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação Corporativa da Marfrig. “Fazer parte do ISE é também uma grande responsabilidade. Estamos em um processo contínuo e crescente, cuja meta é aliar produção e conservação de nossa biodiversidade visando um desenvolvimento social e econômico responsável.”
A manutenção da Marfrig na carteira do ISE é resultado da consistência de suas políticas e práticas ESG, sobretudo na frente ambiental. A principal iniciativa nessa área é o Plano Marfrig Verde+, lançado em 2020, e que tem como objetivo o estabelecimento de uma cadeia de produção 100% rastreada e livre de desmatamento. Em pouco mais de um ano, o Marfrig Verde+ obteve resultados expressivos como o monitoramento de 63% dos produtores indiretos na Amazônia e 67% no Cerrado e reincluiu mais de 2.000 fornecedores, que se adaptaram aos critérios socioambientais estabelecidos.
Há avanços importantes também nas metas de redução das emissões de metano, principal gás de efeito estufa na pecuária em função da fermentação entérica dos animais. A Marfrig é a única companhia do setor a incluir esse item no escopo 3, com suas metas de redução de gases efeito estufa aprovadas recentemente pela Science Based Targets initiative. O compromisso assumido pela empresa é reduzir 33% das emissões do escopo 3, incluindo metano, até 2035, tendo 2019 como ano base para esse cálculo.
Até 2030, a Marfrig investirá 500 milhões de reais em ações do Plano Marfrig Verde+.