A Administração Geral de Alfândegas da China (Gacc, na sigla em inglês) anunciou a suspensão de importações para o mercado de bovinos de três frigoríficos brasileiros por uma semana: a unidade da Marfrig de Várzea Grande (MT); da JBS de Senador Canedo (GO); e da JBS de Lins (SP), conforme comunicado no site oficial publicado nesta terça-feira. A Gacc não explicou o motivo para a decisão.
Além do Brasil, a notificação de hoje inclui a suspensão das compras por uma semana de uma empresa uruguaia (com número de registro 74) e um frigorífico russo (número de registro RU-050/PJ12224), segundo a nota. Os chineses informaram que a interrupção dos negócios entrou em vigor às 00h de hoje (24).
No dia 15 de abril, o governo chinês já havia anunciado a suspensão, por uma semana, de importações de carne bovina da unidade da Marfrig de Várzea Grande. A Gacc não notificou o retorno das negociações.
O país asiático vem realizando suspensões de compras de frigoríficos de vários países desde 2020. A justificativa seria o maior controle sanitário, em razão da pandemia da covid-19.