Quando se fala em aumento da produtividade e da lucratividade na pecuária de corte, pensamos sobre uma série de fatores que podem afetá-las como, por exemplo, genética, sanidade, eficiência no pastoreio, equilíbrio da dieta, entre outros.
Todas estas situações devem ser analisadas. No entanto, um fator determinante para o bom desempenho dos animais é a água. Entender o efeito e a importância de oferecer água em abundância e de qualidade aos bovinos é essencial.
Elemento fundamental para a vida dos seres vivos, a água é um componente muito importante para a boa performance e para a saúde do rebanho, por isso deve ser um ponto de atenção para os pecuaristas.
A água nunca pode faltar para o animal. Para se ter uma ideia, o bovino pode perder 100% de sua gordura corporal ou até 50% de seu tecido muscular, que ainda se mantém vivo, mas se perder de 10 a 12% do volume de água do corpo pode chegar a óbito.
A ingestão de água de boa qualidade pelo animal é fundamental para a produtividade porque ela está relacionada ao consumo de matéria seca, ou seja, o consumo do pasto, dos suplementos e da ração. Se o animal consome menos água, menor também vai ser o consumo de matéria seca e, consequentemente, menor será o desempenho desses animais.
Bruno Marson é zootecnista e supervisor técnico da Connan
Para ler o artigo completo acesse a Revista do PecSite na página 30, clicando abaixo.