A Cargill está conectando atores sociais das áreas agrícola, ambiental, acadêmica e empresarial em um conjunto de programas que apoiem os agricultores na implementação de práticas ainda mais sustentáveis no Brasil. A empresa está fazendo parcerias para o desenvolvimento de programas com foco na regularização ambiental e na restauração de 100 mil hectares de áreas de proteção permanente e reservas legais, fortalecendo seu compromisso com a agricultura sustentável, que é fundamental para a segurança alimentar e para o planeta.
Os novos programas selecionados pela Cargill complementarão os esforços contínuos para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva mais sustentável que concilie produção e preservação, como o programa de certificação 3S, o investimento no Land Innovation Fund for Sustainable Livelihoods, ampliação da rastreabilidade da cadeia de suprimentos, além de apoio aos programas que incentivam a produtividade por meio da integração lavoura e pecuária (ILV) e integração lavoura, pecuária e floresta (ILVF) com apoio ao programa Integra Zebu e à parceria com Sistema FAEMG/SENAR/INAES e Sindicato Rural de Uberlândia.
“Os produtores têm um papel central na jornada de termos uma agricultura sempre à frente e sustentável”, afirma Renata Nogueira, líder de Sustentabilidade das Cadeias de Suprimentos Agrícolas da Cargill na América do Sul. “Quando fazemos parceria com agricultores, podemos ajudar a tornar a adoção de práticas sustentáveis não apenas a coisa certa a fazer, mas também financeiramente viável. É assim que criamos impactos reais e positivos no ecossistema que alimentarão as pessoas por gerações”.
Restaurando áreas e melhorando a biodiversidade
Por meio de iniciativas de restauração, a Cargill restaurará 100.000 hectares nos próximos cinco anos. Além do impacto positivo no ecossistema e na biodiversidade, os programas de restauração resultarão em melhores condições de vida dos agricultores e mais inovação, proporcionando uma restauração mais eficiente e em larga escala.
O desenvolvimento do programa de restauração reuniu alguns dos mais relevantes especialistas em restauração do Brasil, incluindo professores e pesquisadores de importantes universidades brasileiras e instituições como Agroicone, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Bioflora, Conservation International (CI), Instituto Perene, SLC Agrícola, Solidaridad, Way Carbon e World Resources Institute (WRI), que se reuniram durante mais de um ano para desenhar o programa.
Na fase piloto, foram selecionados sete projetos de restauração em diferentes biomas. Juntos eles somam 6 mil hectares em restauração. Os projetos apoiados são: 1) Territórios da Mata, em Machadinho (RS), com a Solidaridad; 2) Inciativa Verde, com Agroícone e Caminhos da Semente; 3) Rede de Sementes do Cerrado, com Araticum, ICMBio e cooperativas rurais de comunidades locais; 4) PRETATERRA, com o fundo UBS Optimus; 5) Restaura Tocantins, com o governo estadual e Instituto Perene; 6) Orla do Lago Paranoá, com o governo do Distrito Federal; 7) Fazenda São Geraldo, em parceria com Bioflora.
Trabalhando com agricultores na agricultura sustentável
Os novos programas criados em parceria com organizações ambientais nacionais e regionais também irão:
- Apoiar os agricultores no desenvolvimento de técnicas para gerenciar suas áreas produtivas de uma forma mais sustentável
- Fornecer incentivos e recursos para aumentar a lucratividade
- Desenvolver recursos para ajudar os agricultores na regularização ambiental
Um exemplo disso é parceria com a consultoria Preserv Ambiental, do Maranhão, que atua junto a pelo menos 35 produtores de cinco municípios no Sul do Estado, o equivalente a 60 mil hectares do bioma Cerrado. O projeto apoia os produtores para promover a regularização ambiental em suas propriedades e visa a inclusão no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que permitirá a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
“Criar sistemas agrícolas que proporcionem retorno econômico aos agricultores e acesso a suporte técnico para regularização ambiental e restauração de terras, com uso eficiente dos recursos naturais, é imperativo para gerar mudanças duradouras no Brasil”, afirma Pollyanna Câmara, sócia da Preserv Ambiental. “Estamos orgulhosos de fazer parceria com a Cargill em seus esforços para apoiar os agricultores no Brasil que, em troca, terão um impacto global positivo”, completa.
Para saber mais sobre os programas mais recentes da Cargill visite nosso site.