Contribuir para aumentar as vendas dos açougues, melhorar o relacionamento com o consumidor e incrementar a performance operacional. Esses são os objetivos do Programa Açougue Mais da Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo.
Voltado para açougues clientes da Marfrig – que compram carne da companhia e revendem para o público final –, o Programa Açougue Mais oferece treinamento gratuito dos funcionários das lojas, ministrado por um time de marcas da Marfrig que ensina as equipes a padronizar processos e procedimentos, o que torna a operação mais eficiente e rentável. No ano passado, os açougues participantes alcançaram crescimento de 41% nas vendas e de 26% na receita, além de quebra menor do que em períodos anteriores (de 1,1%). A quebra se dá quando o produto precisa ser descartado porque não foi bem manipulado ou armazenado.
Os funcionários são instruídos para realizar controle de recebimento, limpeza e organização do setor, manuseio de carnes e apresentação dos produtos em bandejas e balcões. Recebem orientações sobre como reduzir desperdícios, cortar e limpar a carne da forma ideal, evitar deterioração e contaminação dos produtos e armazenar as carnes adequadamente.
Mais um projeto Virada de Loja
Em parceria com o Açougue Mais, o projeto Virada de Loja tem a finalidade de transformar o visual e o layout do açougue no quesito visual, bem como melhorar a apresentação e a exposição dos produtos e a experiência de compra do consumidor, contribuindo assim para o aceleramento das vendas.
“O Programa Açougue Mais contribui para os estabelecimentos parceiros aumentarem sua rentabilidade após orientação da Marfrig, que aplica toda a sua expertise em boas práticas para melhorar a eficiência operacional dos açougues. Em um trabalho conjunto, com união de esforços, conseguimos que nossos clientes alcancem uma evolução operacional por meio do conceito de gestão compartilhada e de um movimento de 360º, que vai da estratégia à operação e que atende às necessidades dos varejistas”, diz José Noeli, gerente de marcas da Marfrig.
A capacitação de funcionários e a consultoria têm duração de uma a duas semanas. Após este período, o time marcas do Açougue Mais retorna às lojas para revisitar os procedimentos e, se necessário, reorganizá-los ou reforçá-los.
Atualmente 115 açougues dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro participam do Açougue Mais. Criado em 2018, o programa passará a atender também o Rio Grande do Sul.
“O Açougue Mais nos ajudou, ao longo deste tempo de parceria, a aperfeiçoar a nossa operação de açougue, padronizando nossas exposições e trazendo melhor resultado operacional”, afirma Mauro dos Santos, do Tenda Atacado.
Já para Evedson Félix, assistente de compras do Spani Atacadista, “este trabalho da Marfrig em nossa operação de açougue chegou para solucionar uma necessidade que sempre tivemos: qualificar e capacitar nossos operadores, para melhorarmos nossas exposições”.
E para Neoclécio Gomes da Rede Market, “a parceria com a Marfrig junto às nossas lojas dá um suporte muito importante no lado operacional, com expertise e somando desenvolvimento contínuo às nossas equipes”.
“A qualificação dos funcionários associada a uma loja com layout convidativo e exposição inteligente são pontos cruciais para atingir bons resultados e manter o setor eficiente, estável e lucrativo”, afirma Noeli.