Com público de mais de 500 pessoas, entre pesquisadores, professores, mestrandos, doutorandos, pecuaristas, técnicos que atuam com reprodução animal e representantes de 14 empresas parceiras, aconteceu em Foz do Iguaçu (PR), de 18 a 21 de agosto, a 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE).
Um dos pontos altos da primeira edição presencial, após dois anos de pandemia do Coronavírus, foi a premiação de um estudo do médico-veterinário e coordenador técnico da GlobalGen, Alexandre Prata, na categoria “Melhor Trabalho – Relato de Caso”. O especialista acompanhou nada menos que 500 mil protocolos de IATF em fêmeas Nelore.
“Identificamos os principais fatores que impactam a fertilidade de vacas Nelore em diferentes categorias, como novilhas precoces, novilhas, primíparas e multíparas, submetidas à IATF”, explica o médico-veterinário. O estudo, intitulado “Quais são os fatores influenciando a fertilidade de 527.093 inseminações em tempo fixo em fêmeas de corte Nelore?”, forneceu conclusões interessantes ao mercado de reprodução.
Permitiu, por exemplo, correlacionar a categoria animal com a nutrição, onde se observou que vacas primíparas com bom escore corporal podem atingir fertilidade similar à das multíparas, uma dúvida que ainda hoje pairava sobre a cabeça dos pecuaristas. Não só isso, comprovou-se também que doses cheias de PGF, no dia zero e ao final do protocolo de IATF, são capazes de elevar a taxa de prenhez.
Programação SBTE 2022
Além da premiação, conteúdo de qualidade não faltou durante o evento. Foram mais de 30 palestras, plenárias e flashtalks. “Precocidade sexual, perdas gestacionais, eficiência reprodutiva, panorama mundial da produção de embriões, mercado de proteína animal e pecuária de baixo metano foram apenas alguns dos destaques de um evento único, que uniu ciência básica à aplicada”, relata o médico-veterinário Gabriel Sandoval, gerente de Marketing da GlobalGen.
Para Sandoval, o evento é especial. Foi onde a GlobalGen estreou, em 2016, e seis anos depois é o local em que celebra um feito histórico da empresa. “Para nós, é muito gratificante retornar depois de seis anos e poder comemorar a marca de seis milhões de fêmeas sincronizadas no Brasil, além de recebermos a premiação pelo melhor trabalho de campo”, comemora.
A 35ª Reunião Anual da SBTE contou com a participação de visitantes da Argentina, Colômbia, Bolívia e quatro palestrantes dos Estados Unidos, hoje uma das grandes referências em reprodução. “O objetivo principal do evento, como sempre, é a união entre profissionais de campo e pesquisadores, gerando um ambiente rico em ideias inovadoras”, define Flávio Vieira Meirelles, presidente da SBTE.
Próximos eventos
Agora, a equipe da GlobalGen seguiu para a “Casa do Zebu no Brasil”, o Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), para acompanhar a 15ª edição da Expogenética, que começou sábado, dia 20 e vai até o dia 28 de agosto. “A ExpoGenética é a maior mostra de animais zebuínos avaliados de todo o País, reunindo, todos os anos, os principais programas de melhoramento genético”, explica Sandoval. Nela, ocorrem diversos leilões de genética zebuína avaliada, palestras, seminários, encontros e o lançamento dos principais sumários de touros.
De Uberaba, a próxima parada será no Parque Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul, palco da 45ª Expointer, que ocorre entre 27 de agosto e 4 de setembro. A mostra gaúcha é considerada uma das maiores feiras agropecuárias do País e, segundo seus organizadores, estima movimentar R$ 4 bilhões em 2022. Em relação à pecuária, mais de 6 mil animais foram inscritos, entre bovinos, equinos, caprinos e ovinos. “Tudo aquilo de mais inovador que envolve a produção de carne de qualidade, raças taurinas e cruzamento industrial será apresentado na Expointer e, também para este público, estaremos divulgando o que há de mais atual na IATF brasileira”, conclui Sandoval.