No decorrer da semana passada (48ª semana de 2022, 27 de novembro a 03 de dezembro) os pecuaristas conseguiram melhorar as condições de comercialização com o boi gordo pronto para abate logo no primeiro dia de negócios, com o preço se mantendo inalterado nos dias posteriores.
Com isso, o preço médio semanal atingiu R$286,00 apresentando evolução de 1,5% na semana, enquanto mostrou queda de 11,7% sobre o mesmo período do ano passado. Por ora, o preço médio de dezembro se encontra em R$286,00, equivalendo a incremento de 2,2% sobre novembro último e indicando queda de 11,6% em relação a dezembro do ano passado.
A semana atual (49ª semana de 2022, 04 a 10 de dezembro) traz a expectativa de melhor andamento no mercado de carne bovina com o restabelecimento na capacidade aquisitiva dos trabalhadores e aposentados. Se houver maior dinamismo pode significar uma atuação mais ativa dos frigoríficos na aquisição de boi gordo e, consequentemente, a possibilidade de reajuste. Por outro lado, os jogos do Brasil na copa do mundo têm causado certa anormalidade na movimentação em todos os elos da cadeia de negociação.