Técnicos de oito estados brasileiros e do Distrito Federal vão participar nesta semana do Módulo de noções em Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis. A capacitação é promovida pelo Ministério da Agricultura, em parceria com o Centro de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Entre os dias 7 e 8, técnicos dos serviços veterinários estaduais, além de profissionais e professores de Medicina Veterinária contarão com palestras e aulas práticas sobre síndromes neurológicas como Raiva e Encefalite Espongiforme Bovina, conhecida como doença da vaca louca.
O objetivo é aumentar a sensibilidade da vigilância em relação às encefalopatias. Os técnicos ligados ao Programa Nacional de Controle da Raiva em Herbívoros também vão participar do módulo, já que a raiva também é uma doença de sintomas neurológicos, necessitando conhecer a fundo os diferenciais da vaca louca. A importância da atuação conjunta, os procedimentos para coleta e envio de amostras, e a vigilância das síndromes neurológicas no país também estarão na capacitação.
O módulo é pré-requisito para o credenciamento de entidades que habilitam os médicos veterinários para atuarem junto ao Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. O Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do Rio Grande do Sul apoia o evento. O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, destaca que a agilidade e a precisão do diagnóstico são fundamentais para a correta identificação e comunicação das enfermidades. “O mercado internacional é sensível a esses comunicados, portanto, é importante mostrar ao mundo que o Brasil atualiza e capacita seus técnicos em ações de vigilância em relação às encefalopatias.”
Serviço:
O quê: Módulo de noções em encefalopatias espongiformes transmissíveis
Quando: 07 e 08/12/2022 – das 7h às 18h
Local: Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, Eldorado do Sul/RS