No decorrer da semana passada (1ª semana de 2023, 01 a 06 de janeiro) o mercado de carne bovina mostrou a debilidade própria para o período no comércio varejista, enquanto os preços se mantiveram inalterados junto aos pecuaristas diante dos poucos negócios efetivados pela ausência dos frigoríficos na aquisição de boi gordo.
Mesmo assim, o preço médio semanal de R$286,00 apresentou quedas de 0,6% na semana e de 16% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio de janeiro apresenta quedas de 0,9% sobre dezembro último e de 16% em relação a janeiro do ano passado.
A semana atual (2ª semana de 2023, 08 a 14 de janeiro) traz presente a recomposição no poder aquisitivo da população ativa e aposentados e isso pode oferecer maior dinamismo ao comércio varejista. Por outro lado, mesmo com pouca atuação dos frigoríficos na aquisição do ruminante, os pecuaristas estão com pastos apropriados para segurar o animal no campo. Assim, não se percebe para o momento a possibilidade de retração ou reajuste no preço praticado.