No decorrer da semana passada (13ª semana de 2023, 19 a 25 de março), última de março, mesmo diante da debilidade na capacidade aquisitiva da população em relação a carne bovina, o mercado de boi gordo se manteve em patamar mais elevado impactado positivamente pela liberação dos embarques para a China, principal país importador de carne bovina do Brasil.
O resultado no mercado de boi vivo foi um preço médio semanal de R$295,47 por arroba, significando incremento de 3,6% na semana, embora se mantenha com a cotação 13,2% inferior à mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado no decorrer de março alcançou R$282,16, significando retrocessos de 2,6% e 18,2% sobre, respectivamente, fevereiro último e março do ano passado.
A semana atual (14ª semana de 2023, 02 a 08 de abril) tende a apresentar um volume de abate maior pelas antecipações devido ao feriado religioso da sexta-feira e em preparação para o dia festivo da Páscoa onde as famílias, tradicionalmente, se reúnem para essa comemoração. E isso pode contribuir para os frigoríficos buscarem maior reposição de boi gordo, trazendo a possibilidade de melhores negócios aos pecuaristas.