As informações disponibilizadas no serviço de estatísticas do comércio exterior (comex stat) indicam que a exportação de carne bovina no decorrer de março apresentou pequena melhora em relação a fevereiro último, embora permaneça apresentando forte retração em relação a março do ano passado.
O total embarcado no mês atingiu quase 148,6 mil toneladas, significando melhora mensal de 2,4% mas, indicando queda significativa de 22,4% em comparação com março do ano passado.
O volume acumulado no primeiro trimestre atingiu 475,3 mil toneladas, significando queda de 9% sobre o mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o acumulado nos últimos 12 meses – abril de 2022 a março de 2023 – atingiu 2,217 millhões de toneladas, equivalendo a aumento de 13,1% sobre o mesmo período imediatamente anterior.
A liberação dos embarques de carne bovina para a China tendem a contribuir para maiores embarques nos próximos meses. Por ora, tendo como referência apenas o mês de março, houve uma queda de 48,7 mil toneladas para aquele país, considerando o embarcado em março do ano passado.