As estimativas de suprimento de carnes, levantamento realizado e divulgado pela CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, sinaliza que a produção de carne bovina pode apresentar aumento significativo no decorrer deste ano.
Segundo o órgão, o volume produzido em 2023 pode atingir 9,065 milhões de toneladas, significando incremento de 6,5% sobre o ano passado. Se realmente atingido, significará o segundo maior volume já produzido, equivalendo a queda de 1,6% sobre o recorde de 9,215 milhões atingidos em 2018.
Embora a pecuária de corte tenha se preparado para atender as necessidades do mercado interno e externo, o primeiro terço do ano foi bem desfavorável aos negócios. No mercado interno os preços do boi gordo pronto para abate apresentaram queda considerável de 15,8% sobre o mesmo quadrimestre do ano passado, enquanto as exportações mostraram queda de quase 14%. Ou seja, internamente, o consumo de carne bovina tende a aumentar, porém, resultado de preços mais baixos praticados, que a tornam mais competitiva junto às demais proteínas.