A pesquisa realizada pelo Procon em conjunto com o Dieese indicou que o custo médio da cesta básica apresentou nova elevação de 0,8% em abril, levemente acima dos 0,5% verificado no grupo de alimentação.
O levantamento médio entre a carne bovina de primeira e de segunda indica que em abril último os consumidores adquiriram o kg do produto por R$36,17, sinalizando leve valorização em relação ao mês anterior. Isso porque enquanto a carne de primeira seguiu retrocedendo, a carne de segunda mostrou maior valorização.
O preço médio do primeiro quadrimestre atingiu R$36,60, significando quedas de 6,5% e 0,3% sobre, respectivamente, o mesmo período do ano passado e retrasado. E isso tem permitido aos consumidores maior aquisição da proteína no decorrer de 2023.
É possível que nos próximos meses o preço médio da carne bovina apresente valorização no comércio varejista. Concorre para isso o histórico do segundo quadrimestre do último biênio que apontou para esse período os maiores preços do ano no varejo paulistano. Além disso, o mercado externo começa a demandar mais produto e isso pode deixar o boi gordo mais valorizado junto aos pecuaristas, impactando também o comércio varejista.