O acompanhamento histórico do preço médio mensal do boi gordo nos últimos 22 anos aponta que de janeiro a abril os negócios realizados junto aos pecuaristas apresentam evolução positiva, variando de 6% a 8% acima do preço médio acumulado do ano anterior.
Entretanto, no decorrer do primeiro quadrimestre de 2023 os pecuaristas comercializaram o boi gordo recebendo preços bem inferiores em comparação com a média do ano passado e, com isso, absorvendo índices negativos no decorrer do período.
No mês de abril último, os pecuaristas comercializaram o boi gordo pronto para abate cerca de 10% abaixo do preço médio acumulado em 2022, enquanto a média histórica sinaliza evolução perto de 8,2%. Ou seja, se tivesse acompanhado o histórico, o preço de abril teria atingido R$343,70. No entanto, ficou a 83,2% desse patamar.
A linha histórica sinaliza que a cotação do ruminante apresenta pequena baixa em maio, menos de 2 pontos percentuais. Entretanto, o preço médio recebido na maior parte de maio corrente, aponta que as perdas serão ainda maiores, culminando no mais baixo índice do ano, atualmente, se encontra próximo de 84,3%.
De toda forma, o histórico também sinaliza que após atingir o pior momento do ano em maio , o preço médio começa a apresentar evolução gradativa.