A 4ª edição da Confraria da Carne, realizada pela Zoetis com transmissão on-line, reuniu especialistas para mostrar o que há por trás da eficiência na cria e da carne de qualidade e qual o papel do pecuarista neste cenário em que o preço da arroba do boi está em baixa.
Os convidados do encontro foram os especialistas e professores da Unesp/SP, José Luiz Vasconcelos e Thiago Bernardino, que analisaram o atual momento da pecuária de corte e deram dicas de manejo que os produtores podem adotar para aprimorar o processo de produção.
O professor Zequinha fez uma análise sobre como tornar a cria mais rentável e como o Brasil pode mudar de patamar e a sua capacidade do Brasil em produzir carne. “A função do sistema de criação de gado de corte é produzir carne com eficiência biológica e econômica. Ou seja, maior produção em uma área menor e em um período mais curto”.
O especialista também falou sobre uma estratégia importante que pode auxiliar o pecuarista a aprimorar o lucro dentro da fazenda. “A vaca precoce é o animal mais lucrativo, pois ela emprenha no cedo, o bezerro nasce no cedo e fica mais pesado no desmame, seguindo para o abate em um intervalo menor de tempo, disse Zequinha.
Já Thiago Bernardino apontou que o alto abate de fêmeas registrado nos últimos anos e ondições climáticas desfavoráveis, como a seca registrada em anos anteriores, geraram um reflexo reprodutivo que teve como consequência a baixa do preço do bezerro. “O cenário hoje pode parecer ruim em termos de preço, mas ele vai começar a se tornar favorável e por volta de 2026 e 2027 esse parâmetro tende a mudar”, informou o Thiago.
Thiago se mostrou otimista quanto ao cenário futuro da pecuária nos próximos anos. “Após um ciclo de quedas teremos um período de alta no preço do bezerro. Se analisarmos os números de 2006 a 2021, o setor teve em média altas de 81%. Logo, se o pecuarista tiver um bom planejamento, com animais de qualidade o produto terá maior valor agregado”, analisou.
Os especialistas concordaram que para que o pecuarista alcance melhores resultados no longo prazo ele precisa investir na pecuária de alta tecnologia e nos manejos reprodutivo, sanitário e de nutrição.
O Confraria da Carne 2023 foi conduzido pelo apresentador Sidney Maschio e contou com a audiência qualificada de clientes e parceiros da Zoetis espalhados pelo Brasil.