O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Rede de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), visando intensificação de práticas sustentáveis no campo. Por meio da cooperação, serão desenvolvidas atividades conjuntas de identificação de gargalos e potencialidades, além difusão de tecnologia e capacitação de técnicos de assistência rural. Com isso, deve-se expandir a produção sustentável em áreas já destinadas à produção agropecuária no estado.
Durante a assinatura do ACT, o secretário Pedro Leonardo Rezende, titular da Seapa, destacou que a iniciativa está alinhada com as estratégias de desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio. “É uma exigência cada vez mais evidente dos principais consumidores de que a produção esteja baseada em práticas de sustentabilidade. Esses produtos têm maior possibilidade de acessar mercados mais exigentes, o que proporciona crescimento para o segmento agropecuário, que tem sido o grande responsável pelos bons resultados econômicos que o Estado de Goiás tem apresentado”, pontuou.
No mesmo sentido, a diretora executiva da Rede ILPF, Isabel Ferreira, entende que sustentabilidade produtiva é o caminho para elevar a capacidade agrícola do país. “A gente precisa alimentar oito milhões de pessoas no Brasil não só com segurança alimentar e nutricional, mas também com aumento de produção em uma mesma área, sem desmatar novas terras. O ILPF proporciona isso”, afirma.
O plano de trabalho contempla a identificação de regiões com maior potencial para adoção de ILPF em Goiás, onde serão implementadas as ações de difusão de conhecimento e tecnologias, por meio de eventos de divulgação e capacitação técnica.