O resultado das avaliações da raça Brahman relacionadas à fertilidade, eficiência alimentar, qualidade de carcaça e morfologia será apresentado durante a terceira edição do Simpósio “O Brahman no Brasil”. Agendado para ocorrer no dia 4 de agosto, a partir das 8h, no Centro Humberto de Freitas Tavares, em Botucatu/SP, o evento sediará a final da 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman/BoicomBula. Este ano, participam 36 touros de criatórios de todo o país.
A programação do simpósio contará com palestras de especialistas e julgamento de animais. O diretor da BrasilcomZ, William Koury Filho, abordará os critérios da prova, que pela primeira vez está avaliando somente touros. Já o supervisor de Produção e Pesquisa da Central Bela Vista, Matheus Vargas de Oliveira, apresentará os dados da performance da raça no teste de eficiência alimentar. “Testes feitos com animais da raça, inclusive nas duas primeiras edições da prova, mostram que ela tem grande amplitude em relação ao consumo alimentar residual, conseguindo consumir menos e produzir mais”, esclarece Oliveira.
Esta edição da prova tem como inovação a dupla avaliação de maturidade sexual dos touros. Os resultados dos testes serão apresentados pelo médico-veterinário e gerente de Qualidade da Central Bela Vista, André Crespilho, durante o Simpósio. “Antes, fazíamos o exame andrológico e a ultrassonografia de testículo somente uma vez, mas, como são animais muito jovens, alguns podem chegar ainda imaturos do ponto de vista sexual, precisando de mais tempo para que atinjam a capacidade de produzirem sêmen. Agora, com essa dupla verificação, conseguiremos verificar essa evolução da fertilidade dos touros ao longo de toda a prova”, explica Crespilho.
Encerrando a programação de palestras, o médico-veterinário e assessor agropecuário técnico da DGT Brasil, Raphael Fernando dos Santos, mostrará como a ultrassonografia de carcaça tem sido aplicada na seleção genética da raça Brahman e os dados obtidos na prova. O Simpósio “O Brahman no Brasil” será encerrado com o julgamento de morfologia dos touros, que será conduzido pelo jurado da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Izarico Camilo Neto.
Na visão do presidente da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), Gustavo Rodrigues, a prova é uma maneira moderna e técnica de avaliar os reprodutores que vão transmitir qualidades importantes para as progênies. “Com os resultados de todas as avaliações que estão sendo realizadas, poderemos identificar indivíduos de alta performance para produção de carne, atendendo tanto o selecionador de Brahman quanto os pecuaristas que utilizam a genética em cruzamentos comerciais”, informa o presidente do Conselho Técnico da ACBB, Fernando Pereira.
Iniciada no mês de maio, a 3ª Prova de Eficiência e Performance Brahman BoicomBula é promovida pela ACBB, em parceria com a BrasilcomZ e a central Bela Vista, conta com o apoio da ABCZ, PremiunGen, Miya Consultoria e DGT Brasil.