A Minerva Foods, empresa de exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, anuncia que já monitora 100% de suas fazendas fornecedoras diretas na Colômbia. O combate ao desmatamento ilegal em toda a cadeia fornecimento até 2030 é uma das metas estipuladas no Compromisso de Sustentabilidade da Companhia.
A Colômbia é o terceiro país com operações da Minerva Foods a ter 100% de suas fazendas fornecedoras diretas monitoradas. A Companhia já atingiu o mesmo marco de monitoramento no Paraguai e no Brasil, onde também foi pioneira ao expandir a iniciativa para todos os biomas em que opera, além da Amazônia, como o Cerrado, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica.
Como próximos passos de sua estratégia de sustentabilidade, a Companhia caminha para atingir o mesmo percentual nos demais países. Na Argentina, cuja meta é alcançar a totalidade em 2030, já avança em cerca de 90%. Já no Uruguai o monitoramento dos fornecedores está em mais de 20% e tem como objetivo alcançar os 100% em 2025.
“Atingir a totalidade do monitoramento da Colômbia é mais um importante passo que damos em nosso compromisso no combate às mudanças climáticas. Estamos engajados em garantir a rastreabilidade da nossa cadeia de fornecimento, liderando iniciativas que agregam valor ao setor pecuário, mas também trazem um legado de cuidado e preservação dos ecossistemas.” explica Tamara Lopes, gerente executiva de sustentabilidade da Minerva Foods.
Para monitorar as fazendas fornecedoras diretas, a Minerva Foods utiliza tecnologia geoespacial, que permite sobrepor o mapa cartográfico da propriedade com dados socioambientais de bases oficiais de cada país e através de consulta a listas públicas. Essas informações são integradas por meio do sistema interno e consultadas a cada comercialização.
Fornecedores indiretos
A Companhia também tem empreendido esforços para o monitoramento das fazendas fornecedoras indiretas, sendo pioneira ao testar e implantar o Visipec®, ferramenta de rastreabilidade complementar e monitoramento na Amazônia brasileira. Essa ferramenta cruza as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade com bases de dados públicas para acompanhar a movimentação de gado em seu ciclo produtivo. Testes apontaram mais de 98% de atendimento aos critérios de boas práticas definidos pelo Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos (GTFI).
Adicionalmente, com o objetivo de apoiar seus parceiros pecuaristas na comercialização de gado de origem sustentável, a Companhia lançou em parceria com a empresa Niceplanet Geotecnologia o aplicativo SMGeo Prospec® para produtores rurais de todo o Brasil, dando a eles a possibilidade de consultar a conformidade de sua cadeia produtiva por meio de análises socioambientais em todo o país. Essa ferramenta os permite realizar pesquisas detalhadas, com acesso a dados históricos e análises de conformidade socioambiental, auxiliando no mapeamento de riscos antes de realizar qualquer comercialização. Para incentivar sua utilização, a empresa tem contribuído com a disponibilização de vouchers aos pecuaristas parceiros, tendo distribuído até o momento mais de 2000 unidades.