Na semana passada (35ª semana de 2023, 27 de agosto a 02 de setembro), convivendo com a precariedade das condições financeiras da população paulistana, o mercado de carne bovina seguiu impactado negativamente em todos os setores de comercialização. Com isso, os negócios realizados com o boi gordo junto aos pecuaristas seguiram apresentando patamares de preço verificados pela última vez no distante segundo decêndio de maio de 2020.
O corolário foi um preço médio semanal de R$200,28 na arroba do boi vivo que significou quedas de 3,3% na semana e de 35,7% sobre a mesma semana do ano passado. No decorrer de agosto, o preço médio da arroba do boi gordo atingiu R$220,36, significando quedas de 12,1% sobre julho último e de 29,7% sobre agosto do ano passado.
No decorrer da semana atual (36ª semana de 2023, 03 a 09 de setembro), a grande massa de trabalhadores ativos e aposentados recuperam plenamente sua capacidade aquisitiva e, com isso, existe também a possibilidade de um crescimento nos abates visando o maior giro de mercadoria. Resta saber como se encontra a escala de abates dos frigoríficos em uma semana que tem um feriado nacional tirando a normalidade no fechamento dos negócios.