A suplementação de bovinos de corte tem reflexo direto na melhoria do ganho de peso dos animais, sendo fundamental no processo de intensificação assim como para aumento da produtividade da fazenda. No entanto, a escolha da melhor estratégia de suplementação deve considerar estrutura e capacidade operacional da fazenda.
Segundo o gestor técnico de bovinos de corte da Agroceres Multimix, Matheus Moretti, os resultados de ganho de peso na fazenda dependem de como a estratégia de suplementação é executada e administrada ao longo do tempo. Ele explica que os resultados são um reflexo da qualidade da execução das tarefas relacionadas à suplementação, assim como da habilidade de gestão dentro da porteira da propriedade.
Conhecer as diferenças das estratégias de suplementação é fundamental na tomada de decisão, já que cada estratégia interfere diretamente na execução e nos resultados esperados. “Ter essas informações em mãos é o que permite aos técnicos discutir, junto ao pecuarista, a viabilidade, ou não, de cada estratégia de suplementação”, salienta Moretti.
Uma das dicas do gestor técnico da Agroceres Multimix é avaliar se o ganho da estratégia de suplementação se paga no presente, mas também seu impacto nas fases seguintes da produção. Moretti destaca também a importância de considerar pontos relacionados à estrutura e capacidade operacional da fazenda.
“Não basta só escolher uma estratégia boa no papel, afinal, o que realmente faz a diferença é como essa estratégia é posta em prática e controlada no dia a dia na fazenda”, salienta Moretti. Segundo ele, a definição da estratégia de suplementação deve considerar aspectos limitantes e fatores que impactam cada uma.
Ele cita como exemplos, disponibilidade de cocho por animal, frequência e horário de fornecimento, qualidade do suplemento e formulação equilibrada, controle do consumo pelos animais, além de habilidades da equipe. Por fim, Moretti destaca que outro componente crítico, que não pode ser subestimado, é o fluxo de caixa.
“Ao adotar estratégias de maior consumo, o pecuarista deve considerar não apenas o desembolso inicial, como ajuste de estrutura e operacional, mas também o desembolso diário com o suplemento”, observa o gestor de bovinos.
Segundo Moretti, o sucesso da suplementação de bovinos de corte é uma trilha complexa, onde estratégia e operação se entrelaçam. Para saber mais detalhes sobre as estratégias de suplementação de bovinos, acesse https://agroceresmultimix.com.br/blog/suplementacao-a-pasto-muito-alem-de-custo-beneficio/.