As estimativas do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), obtidas com base nas informações de agosto, resultaram em R$ 1,142 trilhão para este ano. O valor é 2,4% maior em relação ao obtido em 2022, que foi de R$ 1,115 trilhão.
Poucos produtos trazem contribuição negativa ao crescimento do VBP. Estão incluídos, algodão, batata-inglesa, mamona e trigo, que têm passado por um período de preços reais em decréscimo. Estes são acompanhados pela retração da carne de frango e carne bovina, ambas apresentando forte retração do VBP em relação ao ano anterior. Saiba mais nos destaques da edição de setembro da Revista do PecSite.
Sobre ILPF, pesquisa da Embrapa Pecuária Sudeste (SP) comprova que presença de árvores melhora a qualidade da pastagem, aumentando significativamente o teor de proteína bruta e a qualidade da alimentação animal.
Carrapato estrela e a febre maculosa, o patógeno que exige medidas severas de saúde pública volta a ser notícia no Brasil após mortes na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.
Acesse gratuitamente pelo player digital e faça o download do PDF!