Após absorverem os menores preços de comercialização do ano no decorrer da segunda quinzena de agosto e primeira de setembro, os pecuaristas começaram a disputar melhores condições de comercialização que permitiu expressiva evolução no fechamento do mês.
O resultado é que a arroba do boi gordo abriu setembro absorvendo leve baixa com a arroba do boi gordo sendo comercializada por R$199,65. Os negócios não apresentaram grande modificação até o penúltimo dia da primeira quinzena, quando o preço médio diário atingiu evolução de 2,1%.
A partir de então, e mesmo dentro do período em que o consumidor sente mais fortemente a queda em seu poder aquisitivo, os pecuaristas passaram a comercializar o ruminante com reajustes consideráveis que culminaram em um preço médio de R$236,15 no último dia de setembro. Mesmo assim, o patamar atingido ainda ficou abaixo do máximo atingido no mês anterior e muito inferior aos verificados em setembro de 2022.
Considerando, porém, a análise do mercado pelo acompanhamento do preço médio diário, o andamento dos negócios foram bem favoráveis a arroba do boi vivo. No decorrer do mês, o preço médio atingiu evolução expressiva de 18,2%, enquanto no decorrer de setembro do ano passado e do último triênio apresentaram índices negativos durante quase todo o período. Mesmo assim, importante ressaltar, os preços recebidos nesses períodos comparativos foram bem superiores aos atuais.