No decorrer de outubro os pecuaristas melhoraram consideravelmente as condições de comercialização nos negócios realizados com o boi gordo e com isso, houve forte recuperação na evolução da cotação em relação ao preço médio atingido em setembro.
Mesmo assim, o preço médio de outubro alcançou menos de 75% do preço médio atingido no decorrer de 2022, bem diferente do índice positivo de quase 15% no acompanhamento histórico dos últimos 22 anos, significando uma diferença de 40 pontos percentuais. Ou seja, se tivesse acompanhado o histórico o preço médio do ruminante teria atingido R$365,20 em outubro. No entanto, alcançou apenas R$237,84.
Faltando apenas dois dias de fechamentos para o encerramento de novembro, o preço médio atingido na comercialização do boi gordo se encontra levemente abaixo do alcançado em outubro. Assim, enquanto a evolução histórica aponta para uma evolução de 18,7% para novembro, subindo quase 3,8 pontos percentuais no mês, neste ano tende a apresentar pequena involução, permanecendo abaixo dos 74,8%.