Os dados parciais disponibilizados pela secretaria de comércio exterior referente a carne bovina exportada nos primeiros 11 dias de dezembro sinalizam que houve grande recuo nos embarques da segunda semana e, com isso, a projeção para o mês aponta queda em relação a novembro último, embora ainda permaneça acima do atingido em dezembro do ano passado.
O total embarcado no período alcançou pouco mais de 97 mil toneladas, atingindo 63,8% do total exportado em dezembro de 2022. A média diária, por sua vez, aponta aumento de 27,5% e, se mantida até o encerramento do mês, significará total de 177,1 mil toneladas, equivalendo a redução de 5,8% no mês, mas equivalendo a aumento de 15,9% sobre dezembro do ano passado.
A receita do período atingiu perto de US$445 milhões, equivalendo a 58,9% do recebido na totalidade de dezembro do ano passado. A receita média diária, por sua vez, obteve incremento de 17,8% no período que, se mantida para o restante do mês, irá significar perto de 810 milhões, equivalendo a queda de 6,2% no mês e aumento de 7,1% em relação a dezembro do ano passado.
O histórico aponta que os embarques diários vão perdendo força até o encerramento do mês. Assim, não se descarta a possibilidade do volume e receita se confirmarem abaixo dos atingidos no mês de encerramento do ano passado.