Será inaugurada oficialmente nesta segunda-feira, às 19h30, em Passo Fundo (RS), o novo campus da Escola do Agronegócio da Atitus Educação. O local, inspirado em uma Smart Farm (Fazenda Inteligente), terá como modelo um ecossistema de educação superior com foco em tecnologia, mercado de trabalho e empreendedorismo. A instituição, que oferece cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, possui mais de 400 alunos matriculados, e as aulas já começaram no dia 26 de fevereiro.
Segundo o CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari, o ecossistema de ensino para o agronegócio foi desenvolvido após estudos, pesquisas e proximidade com as reais necessidades do setor. “O que estamos apresentando é um verdadeiro hub de educação, que conectará estudantes, profissionais, empresas e entidades do segmento. Os ganhos serão para todos”, reforça.
O novo ecossistema integra o plano de crescimento da Atitus, que inclui, ainda, o lançamento de outras quatro escolas, dentro do novo modelo nos próximos anos, a partir de um investimento de R$ 100 milhões.
As disciplinas reunirão desde o uso de novos equipamentos aos conhecimentos necessários para gestão de propriedades, como o uso de big data para monitoramento digital de animais, máquinas e grãos. Segundo a Atitus, os professores serão profissionais com destaques na área acadêmica e do mercado agrícola que vão propor aulas com desafios empresariais reais. Os alunos vão desfrutar ainda de mentorias com executivos.
Parcerias
Os parceiros estratégicos já confirmados são: Ourofino Saúde Animal, JBS, Be8 e Metasa. Na parte de inovação, estão incluídas Ventiur Smart Capital e Embrapa Trigo. Já para a área acadêmica, as empresas são: TOTVS, Frate Advogados, Academia Suína, Rehagro, Fertissystem, Bretanha, Digifarmz, Ibravag, Emater-RS, Mapsul, Sultech e Millennium.
O presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, ressalta a importância da integração entre a academia a indústria. “Essa é uma parceria que irá proporcionar uma valiosa troca de conhecimentos por meio de desafios em disciplinas, compartilhamento de professores, participação em seminários, estágios, entre outras atividades que vão possibilitar estar mais próximos e promover conexões que contribuam para a geração de valor,” afirmou o empresário.
Para Kleber Cesar Silveira Gomes, CEO da Ourofino Saúde Animal, a parceria une dois importantes elos da cadeia do agronegócio. “Estar dentro de sala de aula, como estaremos presentes como um profissional e assinando duas disciplinas de reprodução animal, com certeza ajudará a ter médicos veterinários mais atualizados e especializados com o que o mercado precisa atualmente”, destacou
A Escola do Agronegócio também já conta com sua primeira parceria internacional. Na data da inauguração do novo campus será assinado acordo de intercâmbio com o governo de Honduras, em parceria com a empresa B8. Os quatro primeiros estudantes hondurenhos farão seu ingresso na instituição ainda em 2024, nos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
Conselho
Um conselho consultivo será responsável por manter constantemente os conteúdos de ensino e pesquisa alinhados com as demandas do mercado, com a agilidade que o mundo corporativo e o empreendedorismo exigem. Este conselho é composto por empresários atuantes no setor que estão à frente de empresas renomadas e instituições agrícolas. São eles: Francisco Turra, Gustavo Spadotti, Kléber Silveira Gomes, Pompeo Scola, Miguel Vaz Ribeiro, Elizana Baldissera Paranho e Maria Pilar Sepúlveda.