Mais de 500 bois foram resgatados de fazendas de criação nos últimos três dias na região do município de Triunfo, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O resgate foi realizado por uma empresa prestadora de serviço do município de Triunfo, que atendeu em torno de 80 produtores rurais.
“No último dia que trabalhei, tinha cerca de 100 cabeças de gado em um galpão e nós conseguimos retirar apenas 80. Em torno de 20 a 25 cabeças de gado ficaram dentro do galpão e acabou perdendo”, conta Henrique Ramos, da família proprietária da empresa.
O empresário conta que chegou a encontrar um criador que perdeu todo seu lote de gado.
“Tem muito confinamento de boi na região metropolitana de Porto Alegre”, afirma Gabriel Santos, diretor da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do Rio Grande do Sul (Fetar). Segundo ele, há relatos circulando na região de “muitas perdas de animais”, mas que é ainda difícil quantificar.
A dificuldade das autoridades e dirigentes do setor no momento é conseguir contato com os produtores rurais, já que as chuvas interromperam os sinais de telecomunicação.