Grandes players do setor de pet food, nutrição e reciclagem animal, graxaria, biodiesel, óleos e gorduras participarão da Fenagra – principal Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento na América Latina, nos dias 05 e 06 de junho, das 10h às 19h, no Centro de Convenções do novo Distrito Anhembi, em São Paulo.
“A Fenagra é o maior encontro da agroindústria Feed & Food na América Latina com excelentes oportunidades de negócios e investimentos e é uma satisfação muito grande também receber, no mesmo local, importantes congressos técnicos que permitem compartilhar conhecimento e ampliar a rede de interações para o desenvolvimento de diferentes setores da economia”, declara Daniel Geraldes, Diretor da Editora Stilo e idealizador e responsável pela realização da Fenagra.
Serão mais de 260 expositores, de 17 países, que ocuparão uma área de 11 mil metros quadrados, abrangendo os setores de Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados. A expectativa é receber mais de 7 mil pessoas, entre visitantes e congressistas, e estima-se cerca de R$ 500 milhões em volume de negócios gerados durante o evento.
Paralelamente à feira, acontecerão os Congressos Técnicos, que serão promovidos pelas próprias Associações dos setores que representam. Neste ano, serão 11 Congressos e 156 palestrantes, vindos também do exterior.
Um dos destaques será o I Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, realizado pela Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene. O evento terá a participação de dirigentes, tomadores de decisões e técnicos das principais empresas da cadeia produtiva do Biodiesel e do Bioquerosene, além de especialistas e pesquisadores dos biocombustíveis e da indústria de insumos, equipamentos, veículos, maquinários e agentes financeiros que debaterão sobre tecnologias, inovações, rotas, precificação, qualidade, investimentos, financiamentos e conteúdos relacionados ao aproveitamento e eficiência energética.
A grade de programação inclui temas, como novas oportunidades tecnológicas na produção de biocombustíveis; controle de qualidade e boas práticas no setor de combustíveis; potencial energético das fontes residuais na geração de frio e calor; uso do B100 em veículos e equipamentos; inovação em matérias-primas na produção dos biocombustíveis; soluções enzimáticas para produção de biodiesel e tratamento de matérias-primas para SAF-HVO; inovação tecnológica no atendimento ao selo biocombustível social; tecnologia na produção de bioquerosene; precificação dos investimentos, biocombustíveis e coprodutos; uso de biodiesel no transporte marítimo e navegação interior; fomento à inovação no setor de biocombustíveis, entre outros.
Para Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio, é uma honra realizar o I Fórum Biodiesel e Bioquerosene na Fenagra que é um importante evento que agrega diversos setores da cadeia da agroindústria tanto nacional como internacional e a expectativa é que o fórum se torne permanente.
O executivo explica que o fórum nasceu da carência do setor de produção de biocombustíveis, em especial biodiesel e bioquerosene, em ter um ambiente para discussão mais técnica, envolvendo diversos segmentos, e com um olhar para a indústria, conhecimento, intercâmbio, integração, eficiência e transição energética. “Haverá diversas mesas de debates para que os participantes possam se apropriar das inovações tecnológicas e oportunidades no Brasil e no mundo, voltadas à produção de biocombustíveis, valorizando, cada vez mais, a indústria nacional”, completa Donizete.
Outro importante evento será o VII Congresso de Óleos e Gorduras, promovido pela SBOG – Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras que reunirá acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições públicas e privadas para a apresentação de temas e divulgação de pesquisas científicas relacionadas à área de óleos e gorduras, incluindo novas tecnologias, processos, equipamentos, insumos, aditivos, nutrição e saúde.
Dentre os assuntos que serão abordados nas palestras destacam-se: fracionamento e interesterificação; consumo de gorduras saturadas e interesterificadas e sua relação com a saúde; óleo de soja alto oleico; contaminantes em óleos e gorduras; biocombustíveis; esmagamento e produção de oleaginosas no Mercosul. O evento contará ainda com uma mesa redonda sobre economia circular e química verde aplicada na cadeia do biodiesel e na produção de óleos e gorduras. Serão apresentados também trabalhos científicos na forma de pôster com temáticas importantes e atuais, como oxidação; estabilidade; composição; qualidade; matérias-primas alternativas e métodos de obtenção de óleos, gorduras e concentrados proteicos, a partir destas fontes e seus potenciais usos.
Para Jane Block, presidente da SBOG e coordenadora geral do evento, a expectativa é que, por mais um ano, a difusão do conhecimento e a discussão antecipada de tendências e desafios para a indústria de óleos e gorduras possam ser cumpridos com sucesso. “É uma oportunidade ímpar para a troca de informações e conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de uma área estratégica para o Brasil, que se destaca pela produção de oleaginosos (palma, soja e canola) e a produção de biodiesel, a partir de matérias-primas oleaginosas”, completa Jane.
Haverá ainda o XXI Congresso Brasil Rendering, promovido pelo SINCOBESP – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal, que contará com a participação de empresários nacionais e internacionais de graxarias, grandes frigoríficos, especialistas em reciclagem de proteína animal para a discussão de temas ligados à evolução da cadeia produtiva, como a importância da farinha de carne e ossos na fabricação de ração animal; o aumento da mistura do biodiesel na composição do combustível fóssil; a segurança da transição e a elucidação de mitos; a jornada de transformação digital e inventário de emissão de carbono e o cenário político atual e os desafios de desenvolvimento da agroindústria no país.
Para Nelson Antônio Braido, presidente do SINCOBESP, o congresso tem singular importância, pois busca promover aos convidados, associados e público em geral, a apresentação de temas importantes para o setor de reciclagem de proteína animal, mostrando o papel valioso que a atividade econômica exerce na preservação e na sustentabilidade do meio ambiente, junto à cadeia industrial brasileira de carne. “Esse ano, contaremos com a apresentação dos serviços tecnológicos de ponta oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP aos convidados do nosso Congresso e aos filiados do sindicato. Os eventos promovidos pelo SINCOBESP e a sua representatividade nacional são de singular importância para o setor de beneficiamento e reciclagem de proteína animal”, completa Nelson Braido.
Será realizado também o 8° Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, promovido pela ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal. O evento contará com a participação de membros do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para uma abordagem sobre o novo programa de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), apresentando as implicações e medidas em vigor, bem como o impacto para o setor. Após a apresentação, a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA fornecerá uma análise detalhada da situação atual do mercado, destacando o posicionamento do setor de reciclagem animal em escala global. O evento culminará com uma sessão de perguntas, quando os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar discussões sobre os tópicos abordados.
Para Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da ABRA, participar da Fenagra é sempre um momento de muita importância para o setor. “É um local de encontro, inovações, negócios, troca de experiências, debate técnico, em especial, com o nosso 8º Diálogo Técnico. Será um grande evento”, destaca.
O Congresso ABISA Sudeste, realizado pela Abisa – Associação Brasileira de Produtos de Higiene & Limpeza e Afins, pioneiro e maior evento de insumos para a indústria de saneantes, cosméticos e afins, também integrará a programação. Com o propósito de inovar e atingir um público interessado em se reciclar profissionalmente, o congresso contará com palestras técnicas, fornecedores, matérias-primas, maquinários, tecnologia da informação, equipamentos de laboratórios, entre outros. Dentre os temas, estarão: tendências da IA; cheiros & neurociências e um debate sobre o sebo que é a principal matéria-prima do setor.
“A expectativa, por ser a primeira vez no Distrito Anhembi, é que o evento atraia uma boa audiência e que as pessoas participem ativamente das discussões e atividades propostas. É uma grande oportunidade de intensificar o networking, fechar negócios e formalizar parcerias, pois reunirá, no mesmo espaço, produtores de matérias-primas, fabricantes, vendedores, revendedores, representantes comerciais, consumidores, entre outros”, declara Zoé Morés, executiva da Abisa.
Por fim, a Fenagra receberá, pela primeira vez, o X CLANA – Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, evento promovido pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e pela Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal (AMENA). O CBNA realizará ainda outros três congressos durante a feira: o VI Congresso CBNA sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais, o VII Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, e o XXIII Congresso CBNA Pet. Mais informações clique aqui.
Confira a agenda dos Congressos Técnicos:
I Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, da UBRABIO
https://ubrabio.com.br/forum-biodiesel-e-bioquerosene/
VII Congresso de Óleos e Gorduras, da SBOG
https://www.oleosegorduras.org.br/vii-congresso-de-oleos-e-gorduras
XXI Congresso Brasil Rendering, do SINCOBESP
https://sincobesp.org.br/congresso-brasil-rendering/
8° Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, da ABRA
https://abra.ind.br/eventos/#junho
Congresso ABISA Sudeste, da ABISA
https://abisa.com.br/sudeste-2024
VI Congresso CBNA sobre Tecnologia da Produção de Alimentos para Animais
VII Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos
X CLANA – Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal de Aves, Suínos e Bovinos
XXIII Congresso CBNA Pet
SERVIÇO:
FENAGRA 2024 – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento Data: dias 05 e 06 de junho de 2024. Horário: das 10 às 19 horas. Local: Distrito Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP. Site: www.fenagra.com.br Instagram: @fenagra |