O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou mais três surtos de gripe aviária H5N1 em gado leiteiro, elevando o total nacional de 13 estados para 181.
As últimas confirmações são do Colorado, Dakota do Sul e Texas.
Em outras atualizações, o APHIS também relatou mais detecções em aves selvagens em mamíferos. O grupo relatou cerca de mais de 100 detecções de H5N1 em aves selvagens em vários estados.
Algumas eram aves aquáticas capturadas por caçadores e foram amostradas no final do outono. No entanto, várias eram aves coletadas pela agência no Condado de Weld, no Colorado, que tem sido um ponto crítico recente para surtos de vacas leiteiras, surtos de aves e doenças humanas. As espécies no Condado de Weld que testaram positivo incluíram pardais, estorninhos e pombos.
Em relação aos mamíferos , o APHIS relatou mais 27 detecções nos últimos dias, aumentando seu número confirmado para 373. A maioria dos novos positivos confirmados envolve camundongos, veados e ratos domésticos do Condado de Weld, no Colorado. O grupo também incluiu três gatos domésticos do Condado de Larimer, no Colorado, além de um coelho e um rato do Condado de Weld.