O Circuito Nelore de Qualidade desembarcará no Paraguai em 4 de setembro, para sua terceira etapa internacional. O evento acontecerá no frigorífico Minerva Foods, na cidade de Belén, que deve receber 2.500 animais. Esta etapa é realizada em colaboração com a Associação Paraguaia de Criadores de Nelore (APCN), reforçando a parceria com a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) – promotora do campeonato de carcaças.
“Os neloristas paraguaios têm conquistado um espaço cada vez maior no Circuito, e a razão para isso é clara: a qualidade de seus bovinos. É uma honra observar como o trabalho árduo e a dedicação dos criadores do país têm produzido animais Nelore que não apenas atendem, mas superam os padrões exigidos”, comenta Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB.
A criação de gado no Paraguai é uma atividade central para a economia do país, aproveitando as extensas áreas de pastagens e o clima propício para a atividade. A pecuária local é marcada pela produção de rebanhos de alta qualidade, com foco na raça Nelore.
“O Circuito se torna mais competitivo a cada ano, e os produtores se preparam para expor todo o potencial do Nelore, que se caracteriza pela precocidade, com alto peso e excelente conformação de carcaça, apresentando rendimentos acima da média. A raça continua evoluindo com o trabalho dos produtores, resultando em produção eficiente, rentável e sustentável, acompanhada de uma carne de qualidade para o mundo”, destaca Luis Soljancic, presidente da APCN.
Os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade serão anunciados na Nelore Fest, o “Oscar da Pecuária”, que acontecerá em 7 de dezembro de 2024, em São Paulo. Nesse evento, também serão conhecidos os campeões das etapas internacionais, contabilizadas separadamente.
Calendário
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:
05/09 – Friboi de Anastásio (MS)
10/09 – Friboi de Nova Andradina (MS)
12/09 – Friboi de Pedra Preta (MT)
17/09 – Friboi de Lins (SP)
19/09 – Friboi de Iturama (MG)
23/09 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA)
24, 25 e 26/09 – Frisa de Nanuque (MG)
26/09 – Friboi de Alta Floresta (MT)
01/10 – Friboi de Ituiutaba (MG)
11/10 – Masterboi de Canhotinho (PE)
15 e 16/10 – Friboi de Diamantino (MT)
17 e 18/10 – Friboi de Barra do Garças (MT)
22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
29/10 – Friboi de Andradina (SP)
31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
14/11 – Friboi de Redenção (PA)
19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
23/11 – Friboi de Marabá (PA)
28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
SOBRE A ACNB
A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.