A Mundo Agro, foi convidada para participar, na última sexta-feira (18/10), do lançamento da BYD Shark, primeira caminhonete híbrida plug-in do Brasil, cuja grande característica é a versatilidade em todos os tipos de terrenos, o que a torna um veículo recomendável para todas as atividades agropecuárias.
Presente no Brasil há pouco mais de um ano, a montadora chinesa promoveu um megaevento no autódromo internacional Ayrton Senna, na cidade de Goiânia, com o objetivo de demonstrar à agropecuária as vantagens de utilização de uma caminhonete híbrida no dia a dia do setor. Além de um lançamento, foi uma festa na qual a imprensa especializada conviveu com Felipe Massa e seu irmão Dudu Massa (responsável por um eletrizante teste da BYD Shark durante o evento), Ana Hickmann e Edu Guedes e a dupla Maiara e Maraisa que, durante o evento, ressaltaram a importância de duas mulheres promoverem e serem embaixadoras da marca BYD.
Falando aos presentes, Alexandre Baldy Vice-Presidente Sênior da Empresa no Brasil ressaltou que a BYD tem um compromisso muito claro de “transformar a mobilidade e de promover soluções tecnologicamente sustentáveis e inovadoras”, comportamento que se identifica com o do Agro que, “como uma indústria automotiva, está sempre inovando e permanece em contínua evolução”
“O nosso objetivo é ser um parceiro estratégico daqueles que constroem o Brasil no campo e na cidade e oferecer um veículo a altura desse desafio. A BYD Shark é a visão dessa inovação” proclamou Baldy.
Características
Um dos destaques que tornam a BYD Shark GS 1.5 uma das rápidas do mercado é a velocidade de aceleração: ela vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Conta com dois motores: um frontal, de 231 cavalos, movido a gasolina; e o elétrico traseiro, de 204 cavalos. A autonomia 100% elétrico é de 100km/h, um diferencial na categoria. Com a junção dos dois motores (bateria e combustão), o veículo pode rodar até 840 quilômetros
O carro conta ainda com três tomadas 220volts na caçamba, permitindo que a caminhonete seja fonte de energia para plugar dispositivos externos como um “nobreak”.
A novidade tem suspensão independente, sistema de tração nas quatro rodas elétrico, construção com aços de alta resistência e a plataforma DMO (Dual Mode Off Road), que alia um chassis e a tecnologia híbrida às funções off-road.
Falando em segurança, a Shark possui seis airbags e um conjunto de recursos de direção inteligente, incluindo controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Sistema de Navegação Inteligente (ICC), aviso de colisão frontal (FCW), entre outros.
A picape ainda conta com um painel de instrumentos digital de 10,25″, central multimídia de 12,8″ capaz de girar (como no Dolphin ou Song Plus), câmera 360°, chave por aproximação com celular (NFC), visão 180° sob o veículo, carregador sem fio para smartphones, head-up display de 12’’. Projeção no para-brisa que se integra perfeitamente à velocidade do veículo, à navegação e às funções relacionadas ao ADAS, melhorando o conforto e a segurança ao dirigir chamada Head up display W-HUD.
A Shark será oferecida nas cores branca perolizada, preta sólida ou azul metálica.
Valor
A caminhonete audaciosa e altamente tecnológica custa R$379.800 mil, uma das picapes mais caras entre as médias. A Santander financeira é parceira da BYD. Durante o evento, César Janikian, presidente da divisão contou que para os interessados há vários planos possíveis como “plano fazendeiro”, em que será possível adquirir o carro a partir de 20% de entrada e escolher por parcelas trimestrais, semestrais ou anuais. A nova BYD Shark chega para concorrer com modelos de porte médio a diesel, como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton.
Fabricação
A fábrica da BYD, que anteriormente era da Ford, localizada na Bahia, deve começar as operações de montagem de veículos ainda este ano. No momento a montadora não divulgou quantos veículos deve trazer para o Brasil, nem as expectativas de vendas relacionadas à BYD Shark.
A Mundo Agro realizou um test-drive e constatou que a caminhonete é extremamente confortável e espaçosa, com a rigidez de uma caminhonete, destacando-se ainda por ser potente e extremamente silenciosa. Uma vantagem a mais para os criadores que precisam visitar seus animais sem assustá-los com o ronco daqueles motores a diesel.
É uma contribuição (talvez inesperada) da BYD para o bem-estar animal.