Com o objetivo de capacitar pessoas que vivem em áreas rurais e/ou que se dedicam à criação de animais ou estão envolvidas na pecuária em todo o continente americano a respeito da identificação e da detecção precoce da Febre Aftosa, o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA/OPS/OMS) está com inscrições abertas para curso online. Com carga horária de duas horas e disponível em três idiomas, a atividade pode ser acessada clicando aqui.
O curso divide-se em unidades que abordam os seguintes temas: impacto, transmissão e prevenção; como o produtor deve fazer para notificar uma suspeita de febre aftosa; o que ocorre em uma propriedade rural que tem suspeita de febre aftosa; quais foram as lutas e estratégias traçadas para erradicar a febre aftosa nas Américas.
A PANAFTOSA espera que ao final da atividade, os participantes saiam capacitados para compreender o que é a doença e o que fazer caso haja uma suspeita em seu rebanho ou no de um vizinho, conhecer as consequências de um foco da doença e aprender sobre as medidas de prevenção e vigilância que podem ser adotados na propriedade.
“A atividade é de extrema importância no sentido de garantir que essa informação chegue a todos. O curso também é direcionado aos trabalhadores do serviço veterinário oficial, funcionários de matadouros, pessoal de estabelecimentos agropecuários, transportadores de animais, conselhos veterinários e faculdades de medicina veterinária, e outros atores envolvidos na prevenção, vigilância e resposta precoce à Febre Aftosa”, comenta Affonso dos Santos Marcos, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).