Criar um calendário de vacinação eficiente é essencial para garantir a saúde do rebanho. O médico veterinário João Drumond aponta que o calendário deve ser personalizado e baseado na análise de três fatores principais: o hospedeiro (os animais), o agente causador de doenças e o ambiente.
Para isso, a visita de um médico veterinário à propriedade é fundamental. Ele pode identificar características como a raça, sexo, idade do rebanho, saúde geral, nutrição, bem como dados de mortalidade e morbidade.
Esses pontos ajudam a mapear fatores de risco e permitem a criação de um plano sanitário adequado, que inclua a escolha das vacinas e antiparasitários mais indicados para a realidade da fazenda.
Boas práticas de manejo fazem a diferença
Drumond reforçou a importância de associar o calendário sanitário às boas práticas de manejo. Medidas como o cuidado com o bem-estar dos animais, manejo correto e ambiente saudável são essenciais para maximizar a eficácia das vacinas e medicamentos utilizados.
“Essas ações promovem a melhor resposta às soluções aplicadas, garantindo mais saúde e produtividade ao rebanho”, destacou o especialista.