Com a aceitação pelas autoridades sanitárias do país asiático, agronegócio brasileiro alcança a 26ª abertura de mercado apenas em 2025.
As autoridades sanitárias do Butão aceitaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de carne bovina congelada do Brasil. A informação foi publicada no site do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com a pasta, a abertura de mercado fortalece as relações comerciais bilaterais e representa oportunidade para a diversificação da oferta de proteínas ao país asiático, em benefício da segurança alimentar da população.
“Além disso, amplia a presença da carne bovina brasileira na Ásia e contribui para o aumento das exportações do agronegócio, impulsionando a economia nacional e gerando novos empregos no setor”, informa o Mapa.
O trabalho foi realizado de forma conjunta com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). Desta forma, o agronegócio brasileiro alcança a 26ª abertura de mercado em 2025, totalizando 326 aberturas desde 2023.