Considerando o cenário atual da produção de bovinos, o controle e monitoramento do aproveitamento dos nutrientes da dieta passa ser fator chave de sucesso financeiro, uma vez que as margens estão cada vez mais apertadas e a ineficiência no uso destes passa a encarecer a produção tanto de carne como leite.
Sendo assim, a busca por ferramentas de avaliação da utilização dos nutrientes que nos permitem obter resultados rápidos e, de preferência, na fazenda tem sido intensa. Ademais, da sua aplicabilidade, estas ferramentas são consideradas de grande valor por gestores de produção e nutricionistas.
Portanto, este artigo tem como objetivo colocar em foco algumas ferramentas que nos permitem monitorar o processo digestivo afim de otimizar a produção e, principalmente, bem-estar aos animais.
Quando falamos em monitoramento do processo digestivo significa o levantamento de parâmetros inerentes aos animais, principalmente, e dos alimentos, buscando a manutenção dos parâmetros fisiológicos e mantença da saúde do trato digestivo. Estas avaliações nos trazem o potencial risco de acontecer distúrbios digestivos em nível de rúmen e intestino, sendo que desafios em ambas as regiões podem levar o rebanho à perda da eficiência alimentar, promovendo o aumento dos custos com a alimentação.
Com o foco nos alimentos, pode-se dizer que, atualmente, é fundamental o monitoramento do processamento dos concentrados energéticos a base de amido, como o milho, por exemplo. Isto porque, a extensão do processamento aumenta a eficiência alimentar, porém aumenta também o risco de acidose ruminal.
Quando comparado o monitoramento da extensão de processamento dos grãos com o monitoramento da fibra efetiva, este por último, pode não ser um bom indicador de acidose subclínica em dietas com alta participação de carboidratos com alta degradação no rúmen.
Uma ferramenta que vem ganhando importância no meio produtivo de bovinos, principalmente em sistemas intensivos tanto de corte como leite, é avaliação do tamanho de partículas de fezes através do conjunto de peneiras com três diferentes malhas: 4,75, 2,36 e 1,18 mm.
Ao se revisar a literatura, podemos encontrar uma série de referências que nos permite correlacionar a redução de partículas com o aumento da digestibilidade dos alimentos, principalmente da fração fibrosa. Essa redução do tamanho de partícula geralmente é seguida pela redução da retenção de material nas peneiras após o lavado fecal. Vale aqui uma ressalva em relação a metodologia, pois para se ter um resultado adequado é necessário secar o resíduo das peneiras antes de proceder com a pesagem do mesmo.
Outra ferramenta relacionada com avaliação da saúde do processo digestivo utilizando amostra de fezes é o pH. Este, por sua vez, tem o potencial de nos mostrar a quantidade de carboidrato com potencial fermentativo que está chegando na parte final do trato digestivo, no caso, ceco e cólon, através da acidificação do bolo fecal. A acidificação com pH abaixo de 6,3 pode aumentar a probabilidade do animal desenvolver a síndrome da hiper permeabilidade intestinal, o Leaky Gut. Este distúrbio intestinal pode levar o animal a desenvolver quadros de diarreia, inflamação sistémica, perdas produtivas e predisposição a morte súbita.
Sendo assim, um programa nutricional embasado no monitoramento destes três parâmetros pode nos ajudar a entender de forma rápida a real situação do rebanho, pois estes testes podem ser realizados na própria fazenda com o devido treinamento e capacitação dos responsáveis pela realização deles.
Com os resultados em mãos, a complexidade de tomada de decisão fica muito reduzida. Foi pensando neste programa de monitoramento que a Chr. Hansen, empresa líder em produção de soluções naturais a base de bactérias, desenvolveu uma linha de probióticos como o objetivo de promover o aumento do retorno financeiro através da melhoria da eficiência alimentar utilizando bactérias funcionais.
O BOVACILLLUS™ é um probiótico composto por 2 cepas de Bacillus, indicado para melhorar a digestibilidade da fração fibrosa da dieta e dar o suporte necessário ao intestino contra os potenciais danos de bactérias patogênicas, como o Clostridium perfringens. O benefício principal do BOVACILLLUS™ em função destas características é promover aumento da produção de leite corrigido para energia e aumento da eficiência alimentar em bovinos de corte confinados.
O Probios Precise® é uma associação de três cepas de Enterococcus faecium com Saccharomyces cerevisiae, indicado para manejo de acidose ruminal e saúde do trato gastrointestinal. O seu uso promove o aumento de produção de leite em vacas no período de transição e melhora e eficiência alimentar em animais em terminação.
Faça uma avaliação do seu programa nutricional e descubra qual solução da Chr. Hansen irá melhor lhe atender.
Acesse: https://www.chr-hansen.com/pt