Considerando os dados preliminares divulgados pelo IBGE para o último trimestre do ano passado, o volume de abate na pecuária de corte atingiu 29,6 milhões de cabeças, significando incremento de 6,9% em relação a 2021. A distribuição semestral indica que o crescimento esteve mais concentrado no segundo semestre quando os abates aumentaram 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A quantidade de carne bovina produzida atingiu pouco mais de 7,925 milhões de toneladas, significando aumento de 6,3% sobre o total produzido em 2021. Entretanto, mesmo apresentando maior volume de carne produzida no segundo semestre, fruto do crescimento em cabeças abatidas, o índice de incremento atingiu máximo de 7,9%, significando que houve queda no peso médio.
O resultado por semestre aponta que o peso médio por cabeça abatida praticamente não mostrou alteração no primeiro semestre. Entretanto, houve uma perda mais acentuada no último trimestre do ano que impactaram mais negativamente o segundo semestre. Com isso, houve queda de quase 1,2% no segundo semestre que culminou em um peso médio 0,6% inferior ao alcançado em 2021.