O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, celebrou a abertura do mercado vietnamita para a carne bovina do País, considerado um avanço estratégico para a indústria nacional. Em vídeo, ele destacou que o país asiático, com um consumo de cerca de 300 mil toneladas por ano, pode se tornar “um grande hub para a Ásia e o Sudeste Asiático”.
Na visão de Perosa, a entrada no Vietnã amplia as oportunidades para os pecuaristas e a indústria brasileira. “Isso garantirá o abastecimento interno do Brasil e complementará a renda com as vendas para a Ásia”, afirmou.
Em viagem oficial ao Vietnã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta sexta-feira, acordos com o governo do país asiático para a ampliação do comércio entre as duas nações, entre eles o que prevê a abertura do mercado à carne bovina brasileira.
A Abiec fez parte da missão empresarial de Lula à Ásia, que incluiu, também, o Japão. E além da abertura do Vietnã, o Brasil avança nas negociações para acessar o mercado japonês, destacou Perosa. “No Japão, tivemos um grande avanço: a possibilidade de negociação para a abertura do mercado japonês à carne brasileira”, afirmou.
Perosa lembrou que o país importa cerca de 650 mil toneladas de carne bovina anualmente, com compras, até agora, concentradas nos Estados Unidos e na Austrália. “Agora, o Brasil, em um futuro próximo, terá uma grande oportunidade de acessar esse mercado e levar a saudável e toda a qualidade da carne brasileira ao povo japonês”, disse Perosa.
Atualmente, o Brasil exporta carne bovina para cerca de 150 países. “Com o Japão bem encaminhado e o Vietnã já concretizado, chegaremos ainda mais longe com a carne bovina brasileira, trazendo renda para produtores, pecuaristas e a indústria, além de fortalecer a balança comercial do Brasil”, concluiu o presidente da Abiec.