O pequeno e médio produtor do setor agropecuário brasileiro está despertando cada vez mais para as oportunidades no mercado internacional. A tendência ficou evidente na participação do projeto Agro BR na Anufood Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas, realizada em São Paulo, entre os dias 12 e 14 de abril.
“O acesso aos mercados internacionais deixou de ser exclusivo aos grandes produtores. Produtores de menor porte estão se organizando para atender às exigências de qualidade e rastreabilidade para exportar. Além disso, estão ganhando escala, por meio da formação de cooperativas”, relata Ademar Pereira, integrante do Agro BR e presidente da Cooperativa Agropecuária de Caconde e Região (Coopac), localizada no Estado de São Paulo.
O Agro BR é um projeto desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em conjunto com a APEX-Brasil, que busca organizar e aumentar o número de empresários rurais brasileiros no comércio internacional. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) faz parte do Sistema CNA.
“O apoio do Sistema FAESP/SENAR-SP tem sido fundamental para a Cooperativa atingir o mercado internacional”, afirma Pereira. “Os programas de treinamento do SENAR-SP nos ajudaram a atingir padrões elevados de qualidade”, complementa ele.
De acordo com Pereira, a Coopac, por exemplo, participou de rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais durante a Anufood. “Conhecemos as demandas dos importadores e as ferramentas que precisamos desenvolver para atender esses mercados. Seria impossível se não estivéssemos atentos ao mercado externo e organizados numa Cooperativa”, destacou o presidente.
A Anufood Brazil é um grande canal gerador de negócios e vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo, redes de food service, alimentação fora do lar e hotelaria.