Tópicos nutricionais relacionados a qualidade de carne é o tema da palestra que será realizada pelo gestor técnico de bovinos de corte da Agroceres Multimix, Matheus Moretti, durante o curso “Meat Camp”. Organizado pelo consultor em produção de carne bovina de qualidade, Roberto Barcellos, o evento acontece de 9 a 11 de março, em Botucatu (SP).
A verticalização da cadeia tem sido adotada por produtores de carne, que buscam atender um mercado consumidor de produtos premium. A opção possibilita maior controle sobre todas as etapas da produção, além da possibilidade de garantir um preço de venda que cubra todos os investimentos exigidos pela especificidade desse tipo de produção.
“Nesse universo menos comoditizado, os atributos da carne como maciez, suculência, sabor e marmoreio ditam a percepção do consumidor frente à marca, cabendo ao pecuarista estruturar seu sistema produtivo da melhor maneira frente às características de interesse”, salienta Matheus Moretti.
O ponto ao qual o produtor deve estar atento, segundo o zootecnista, é que ter genética é fundamental, porém ela é apenas um dos requisitos para a construção de uma marca de carne. Ele destaca que, para que o animal materialize em sua carcaça toda sua programação genética, é preciso um sistema de produção efetivo, baseado em protocolos sanitários, de manejo e, principalmente, nutricional.
O ponto que diferencia os sistemas convencional e o de produção de carnes especiais, segundo Moretti, está no entendimento sobre quais são as características desejadas para o produto final.
“É preciso clareza do que desejamos obter como produto final”, salienta o gestor técnico da Agroceres Multimix. “Do ponto de vista nutricional, fazer com que o animal deposite mais gordura na carcaça e na carne (marmoreio) é mais caro do que a deposição de músculo e essa conta precisa ser paga por alguém”, completa.
Entre os pontos que Moretti destacará em sua palestra está o fato de que alguns atributos genéticos começam a ser potencializados ainda durante a gestação, afetando diretamente as características produtivas do animal após o nascimento.
“Da porteira para dentro, o produtor de ciclo completo tem em mãos todos os artifícios necessários para a construção de alguns dos atributos e selos que deseja ‘colecionar’ em sua marca”, conclui. Para conhecer a programação completa do evento acesse https://www.instagram.com/cursosrrbarcellos/ .