Produtor goiano, Márcio Porto pôde comprovar a produção superior do Cayana em relação ao Marandu
Na safra 19/20, o Cultivar Cayana foi implantado na Fazenda Flores do Cerrado, no município de Mineiros, em Goiás. Em outubro de 2021, Samea Cabral, membra do time de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug do Brasil, visitou a área para conversar com o proprietário e saber como foi a experiência dele com o cultivar exclusivo da Barenbrug do Brasil.
Agropecuarista e proprietário da fazenda, Márcio Antônio Arantes Porto contou que a manutenção do verde nas folhas do cultivar Cayana se manteve mesmo em período de seca. Ele apontou ainda que a recuperação do capim, após as noites de geada que ocorreram na região, a aconteceu de forma muito rápida.
A fazenda já possuía a Brachiaria Marandu e foi possível estabelecer um comparativo da forrageira mais popular do Brasil com o cultivar Cayana, uma vez que ambas contaram com as mesmas utilizações, adubação, dias de chuva, e quantidade de animais pastejando.
“A percepção é que o Cayana produz mais, ao longo do ano, com distribuição mais uniforme no período de estresse hídrico ele gera folhas verdes” afirma o produtor.
O agropecuarista comprovou na prática os dados do experimento que aponta que o Cultivar Cayana produz 42% a mais que o Cultivar Marandu.