Feira Nacional de Genética Promebo organizada pela ANC acontece de 2 a 5 de julho, na Associação Rural do município
A segunda Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen Promebo), organizada pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), teve mais um passo importante nos últimos dias com visitas a autoridades que foram convidadas para o evento que acontecerá de 2 a 5 de julho de 2025, na Associação Rural de Pelotas (RS). A primeira Fenagen, em 2024, marcou a celebração dos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, destacou a importante parceria com a prefeitura no sentido de fortalecer ainda mais a Fenagen que, segundo ele, é “um grande evento da pecuária gaúcha e brasileira”. Estiveram presentes ao encontro com o prefeito o presidente da ANC, Joaquin Villegas, a superintendente de Registro Genealógico da Associação, Silvia Freitas, e a promotora da Fenagen, Kênia Pinheiro.
O convite para a segunda Fenagen foi entregue também, em Porto Alegre, para a secretária de Relações Institucionais do governo do Estado, Paula Mascarenhas. A cerimônia foi no Palácio Piratini, com a presença do presidente da ANC, Joaquin Villegas. O dirigente ressaltou que a secretária prometeu apoio do governo do Estado para o evento. “Esta feira, onde participam animais avaliados pelo Promebo, tem um sistema de julgamento diferenciado e inovador em que parte da nota é o desempenho genético do animal, são dados objetivos do programa, e a outra parte, a morfológica, é avaliada por um jurado de cada raça. O retorno que tivemos dos criadores foi muito positivo na primeira Fenagen e nos pediram para que realizássemos a segunda edição. Estamos trabalhando bastante para que o evento seja um sucesso ainda maior este ano”, projetou Villegas.
A segunda Fenagen Promebo terá formato similar ao da primeira edição, com palestras, julgamentos e fóruns. A Fenagen novamente será aberta pelo Fórum Promebo na Prática, que em sua 4º edição abordará temas ligados à produção e mercado da carne. Na sequência, a feira terá a realização dos julgamentos de bovinos.