O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) fez a certificação de qualidade e segurança do primeiro lote de vacinas contra a febre aftosa enviadas pelo país para a Indonésia, produzidas pela Biogenesis Bagó, empresa de biotecnologia argentina.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Juan José Bahillo, celebrou a abertura do mercado indonésio, destacando “a importância do agronegócio argentino em nível global e do bom trabalho conjunto realizado pelo Senasa e por outras organizações do país”. “A Argentina é líder no assunto, com laboratórios que são referência no mundo”, acrescentou o vice-presidente do Senasa, Rodolfo Acerbi.
Outro laboratório argentino, o CDV, também foi escolhido pela Indonésia para ser um dos fornecedores da vacina. O primeiro envio dos imunizantes está agendado para setembro. Segundo o comunicado, a abertura do mercado indonésio é acompanhada por Taiwan, Coreia do Sul, Jordânia e Israel. A Argentina já exporta a vacina contra a febre aftosa para diversos países da América do Sul.
Segundo dados do governo indonésio, até ao início de agosto a doença infectou mais de 455 mil cabeças de gado em 23 das 37 províncias do arquipélago, causando a morte de 4.720 animais e de outros 7.561 que tiveram de ser abatidos. Para evitar a propagação da doença, a Indonésia lançou um programa nacional de vacinação de emergência. Desde 1986 o país não registrava casos da doença.